Fugas - Viagens

Londres está no topo das preferências dos portugueses para viajar na época festiva do Natal e Ano Novo

Londres está no topo das preferências dos portugueses para viajar na época festiva do Natal e Ano Novo Leon Neal/AFP

Vai voar no Natal ou Ano Novo? Agora é a melhor altura para reservar

Por Fugas

Reservar voos com 56 dias de antecedência possibilita uma poupança média de 28%, revela um estudo da momondo. Dias da semana e horas também influenciam os preços.

Se for viajar de Lisboa para Londres ou Madrid, deve reservar as passagens de avião com 59 dias de antecedência para conseguir as tarifas mais baixas. Se o destino for Paris, Barcelona, Amesterdão, Roma ou Funchal, então deve fazê-lo um dia antes. E se partir do Porto, então bastam reservar 50 dias antes para Londres ou 55 dias para Paris.

Depois de analisar mais de 13,2 mil milhões de preços de voos entre as 100 rotas mais pesquisadas na plataforma este ano, a momondo chegou à conclusão que as viagens de avião com partida de Portugal e reservadas com 56 dias de antecedência são, em média, as mais baratas, permitindo uma poupança média de 28% nas tarifas. Para quem planeia voar no Natal ou no Ano Novo, isso significa que agora é a melhor altura para reservar os bilhetes.

O estudo anual realizado pelo site de reservas de voos e de hotéis revela ainda que as passagens aéreas compradas no próprio dia são, geralmente, as mais caras. E os voos com partida entre as 18h e as 24h têm, normalmente, os preços mais baratos; ao contrário dos voos da manhã (antes das 15h). Já a terça-feira “costuma ser o dia mais barato para viajar”, mas se planeia voar ao sábado, o mais certo é pagar mais.

A análise, realizada entre 1 de Janeiro e 25 de Outubro, mostrou igualmente que Londres continua a ser o destino preferido dos portugueses para celebrar o Natal e o Ano Novo no estrangeiro. Mas é em Fevereiro que os voos para a capital britânica atingem os valores mais baixos.

“O preço dos voos para Londres atinge o pico na última semana de Dezembro, devido ao aumento da procura associada à época festiva. No entanto, quem aguardar e optar por viajar fora desta época alta, por exemplo, em Fevereiro, poderá poupar, em média, cerca de 45%”, sugere em comunicado Fábio Pereira, gerente de marketing da empresa para Portugal.

--%>