Em 2015, Joel Santos esteve entre os finalistas em quatro categorias e acabou por ter a melhor imagem com o tema “água” – uma caravana de camelos reflectida num espelho de água num deserto de sal na Etiópia. Este ano, o português regressou à competição internacional Travel Photographer of the Year (TPOTY) e o galardão máximo não lhe escapou.
Our 2016 winners are revealed.... Huge congratulations to @joelsantosphoto, Travel Photographer of the Year 2016 https://t.co/Mrlw1L9vbd pic.twitter.com/pIViIczyNq
— TPOTY (@TPOTY) 14 de dezembro de 2016
“Foi com uma enorme honra que recebi esta notícia. É imensamente positivo ver o nosso trabalho/paixão reconhecidos por um dos mais globais e prestigiados prémios internacionais”, reagiu Joel Santos esta quarta-feira no Facebook, depois de terem sido anunciados os vencedores deste ano.
Joel Santos é o primeiro português a conquistar o título de fotógrafo de viagens do ano do TPOTY, ultrapassando candidatos de 123 países com dois portfólios realizados no continente africano que, define o júri, revelam “uma notável diversidade nos temas, na técnica e nas sensações [transmitidas]”.
I've become the first Portuguese photographer to win TRAVEL PHOTOGRAPHER OF THE YEAR!!! I'… https://t.co/1alurPuk5i pic.twitter.com/4hMUC2lz1N
— Joel Santos (@joelsantosphoto) 14 de dezembro de 2016
O primeiro portfólio, submetido na categoria “Terra, Mar, Céu”, é composto por quatro fotografias áreas registadas com recurso a um drone, que o português fez sobrevoar sobre um vulcão na Etiópia, e que representa outra estreia na competição – é a primeira vez que fotografias captadas com o gadget voador conquistam o prémio máximo.
O segundo trabalho, na categoria “Viagens e Aventuras”, traz uma “perspectiva sensível e íntima” sobre a vida dos pescadores no lago Bosumtwi, no Gana. “[Captadas] em condições atmosféricas sombrias, estas imagens subtis criam belas formas em contraluz”, descreve o júri da competição.
Joel Santos nasceu em Lisboa e é licenciado em Economia, mas a fotografia sempre foi a “grande paixão”, à qual dedicou a última década. Foi editor da revista O Mundo da Fotografia Digital, tem sete livros e manuais publicados sobre a temática e vários prémios conquistados em competições nacionais e internacionais. Actualmente é líder de viagens fotográficas na Papa-Léguas, onde também realiza workshops sobre o tema.
Entre as imagens vencedoras nas restantes categorias, há ruas de Nova Iorque cobertas de neve que “ecoam cenários de pintura impressionista”, o “olhar imperioso de um lince ibérico” ou “imagens maravilhosamente minimalistas de West Kirby, em Inglaterra. As fotografias vencedoras vão estar em exposição no Reino Unido, primeiro em Hull (de 18 de Maio a 30 de Junho) e depois em Londres (de 4 de Agosto a 3 de Setembro).