Fugas - Viagens

Miguel Manso

Portugal é o país "que todos vão querer visitar em 2017", diz Huffington Post

Por Fugas

“Mais vale chamarmos-lhe a nova Islândia”, defende o Huffington Post.

Em Agosto, o jornal online internacional antecipava as projecções viajantes das últimas semanas com um artigo onde enumerava “12 razões pelas quais Portugal devia ser o próximo destino de aventura”. Entretanto, a equipa da Travel+Leisure elegeu Portugal como o destino do ano 2016, revelando a distinção com pompa e circunstância a partir de Óbidos; a Lonely Planet pôs os Açores no terceiro lugar do pódio das regiões a visitar no próximo ano; e a Fodor's Travel incluiu a região do Minho na sua “go list” para 2017. Aos prognósticos citados pelo Huffington Post podíamos ainda acrescentar a inclusão de Portugal continental e dos Açores na lista dos “melhores destinos do mundo para viajar em 2017” da Condé Nast Traveler.

Se há país que anda a “surgir em lista atrás de lista atrás de lista nas previsões de viagem” para o próximo ano, esse país é Portugal, “o destino dos seus mais belos sonhos”, escreve o Huffington Post. Para a publicação, a Islândia foi especialmente popular entre os viajantes em 2016, tal como a Tailândia o tinha sido no ano anterior. “Mas o hotspot do próximo ano pode bem derrotá-los com a sua mistura de praias deslumbrantes, vilas coloniais, cidades vibrantes e ilhas exuberantes”, defende Suzy Strutner, autora do artigo.

“É seguro dizer que vamos fartar-nos de ouvir falar de Portugal em 2017”, antecipa, nomeando cinco ex-libris do país. Lisboa e Algarve, “a cidade e as praias mais populares”, que recomenda aos estreantes; o Minho, que a “Fodor's elege como a zona mais bonita do país, com um parque nacional que parece saído directamente de um conto de fadas”; a Comporta, “a praia sobre a qual provavelmente nunca ouviu falar” e cuja “vila piscatória pouco lotada é um sucesso entre os ricos e famosos da Europa”; o novo e “deslumbrante” Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, em Lisboa; e o arquipélago dos Açores, “as ilhas que envergonham o Havai” e são frequentemente “apelidadas de 'próxima Islândia'”.

--%>