Fugas - Viagens

  • Em Tavira ainda é possível ter
    Em Tavira ainda é possível ter "um vislumbre do que era o Algarve antes do turismo de massas” Enric Vives-Rubio
  • A cidade
    A cidade "exala um charme português autêntico", diz o The Telegraph Enric Vives-Rubio
  • “Se há cidade que pode ser descrita como adorável é Guimarães”, defende The Telegraph
    “Se há cidade que pode ser descrita como adorável é Guimarães”, defende The Telegraph Manuel Roberto
  • “O coração da cidade forma uma rede de ruas empedradas suavemente sinuosas, com becos onde há roupa pendurada a secar, adornados com pequenos bares e bonitos cafés”, descreve
    “O coração da cidade forma uma rede de ruas empedradas suavemente sinuosas, com becos onde há roupa pendurada a secar, adornados com pequenos bares e bonitos cafés”, descreve Manuel Roberto
  • Entre os encantos de Braga está
    Entre os encantos de Braga está "um dos estádios mais impressionantes do mundo", os "cafés vibrantes" e a boa gastronomia João Silva

Três cidades portuguesas entre destinos subvalorizados que merecem uma visita

Por Fugas

O jornal The Telegraph seleccionou 21 cidades europeias “que nunca equacionou visitar – mas que definitivamente devia”. Tavira, Guimarães e Braga estão entre as eleitas.

São cidades mais pequenas e, por isso, acabam subvalorizadas e preteridas pelas grandes metrópoles ou ícones turísticos. Mas são perfeitas para uma escapada “sem multidões”, capazes de garantir “um fim-de-semana de óptima comida, cultura rica e vistas esplêndidas”.

O jornal britânico seleccionou “21 cidades na Europa que nunca pensou visitar – mas que definitivamente devia”. Entre as escolhas, há três cidades portuguesas: Tavira, Guimarães e Braga.

A primeira é a opção ideal para quem quiser “ter um vislumbre do que era o Algarve antes do turismo de massas”, afirma a jornalista Helen Pickles. “Atravessada pelo rio Gilão, [Tavira] exala um charme português autêntico”. Tem poucos hotéis grandes mas muitas igrejas, os barcos de pesca amontoam-se na água e “toda a gente tem tempo para mandriar”, enumera.

No entanto, “se há cidade que pode ser descrita como adorável é Guimarães”, defende Tim Pozzi. “As vias pedonais do coração da cidade formam uma rede de ruas empedradas suavemente sinuosas, com becos onde há roupa pendurada a secar, adornados com pequenos bares e bonitos cafés”, descreve o jornalista do The Telegraph.

Já Braga é provavelmente uma cidade familiar para os fãs de futebol, uma vez que é berço “de um dos estádios mais impressionantes do mundo”. Mas a cidade tem ainda outros encantos: “a catedral mais antiga do país (Sé de Braga), uma herança romana rica, cafés vibrantes e alguma da melhor gastronomia do país”.

Entre as 21 cidades recomendadas pelo The Telegraph estão ainda: Bergamo (itália), Skopje (Macedónia), Treviso (Itália), Tbilisi (Georgia), Segovia (Espanha), Vitoria-Gasteiz (Espanha), Osijek (Croácia), Umea (Suécia), Nantes (França), Bregenz (Áustria), Sion (Suíça), Lubeck (Alemanha), Wroclaw (Polónia), Plovdiv (Bulgária), Trieste (Itália), Aarhus (Dinamarca), Eger (Hungria) e Maribor (Eslovénia).

--%>