Pela quarta vez consecutiva, a Autoridade de Turismo da Tailândia arranca o novo ano com um passatempo destinado aos cidadãos residentes em Portugal com mais de 18 anos. Desta vez, a gastronomia do país do Sudeste Asiático é o mote do quizz inicial.
O questionário de escolha múltipla foi lançado esta segunda-feira, dia 9, e durante as próximas oito semanas vai testar conhecimentos – e “obrigar a uma pesquisa rigorosa” – sobre os hábitos gastronómicos dos tailandeses. Serão cinco perguntas por semana, num total de 40, até 5 de Março.
Todos os concorrentes que obtiverem pelo menos 80% de respostas certas ficam automaticamente seleccionados para a fase seguinte: o sorteio final, do qual sairá o nome vencedor do prémio. O sorteio aleatório será realizado no dia 30 de Março, às 19h30, num cocktail a ter lugar no Museu do Oriente, em Lisboa.
O vencedor ganha uma viagem de uma semana para duas pessoas à capital da Tailândia, Banguecoque (duas noites), e à ilha Phuket (cinco noites), com alojamento em regime de pequeno-almoço incluído.
A viagem pode ser marcada entre 1 de Maio e 15 de Outubro deste ano, com excepção do período entre 1 de Julho e 31 de Agosto. “Caso o vencedor não tenha possibilidade de viajar durante este período, será estudada uma alternativa dentro dos três meses seguintes”, indica o regulamento.
Para participar no passatempo é necessário tornar-se fã da página de Facebook da Autoridade de Turismo da Tailândia em Portugal e aceder ao quizz online. As questões podem ser respondidas, corrigidas ou completadas a qualquer momento até ao final do passatempo, a 5 de Março. Os concorrentes podem “pesquisar as respostas a cada uma das perguntas online”.
A gastronomia é um dos produtos turísticos mais carismáticos da cultura tailandesa. O objectivo da escolha deste tema é, por isso, levar os participantes a “descobrir alguns dos segredos” da cozinha tailandesa.
“Convidamo-los a fazerem uma viagem virtual pelos restaurantes, mercados de rua e hotéis para que descubram produtos típicos, pratos tradicionais, regras de etiqueta e outros segredos da cultura tailandesa”, afirma em comunicado Rosário Louro, representante da Autoridade de Turismo da Tailândia em Portugal.