Os adeptos de caminhadas por entre a natureza já têm mais um destino a percorrer no Brasil: a Trilha Trascanrioca foi inaugurada no dia 11 de Fevereiro, unindo quase toda a mancha verde que atravessa a densa malha urbana do Rio de Janeiro. Cruza praias selvagens e florestas de mata atlântica, monumentos históricos, culturais e naturais. No total, as áreas de protecção ambiental por onde passa abrigam 833 espécies vegetais, 107 espécies de mamíferos, 53 de anfíbios, 32 de répteis e 481 de aves, enumera o Ministério do Turismo do Brasil.
São cerca de 180 quilómetros de paisagens e mais paisagens, que podem ser calcorreados ao longo de 25 etapas (duas ainda estão por concluir) e exclusivamente a pé. Os trilhos podem ser percorridos em ambos os sentidos e na totalidade (duração estimada de um máximo de 30 dias) ou divididos em pequenos trechos, com diferentes distâncias e níveis de dificuldade.
O que não faltará são muitos dos ex-líbris naturais da cidade carioca: atravessa seis parques naturais – Pedra Branca, Tijuca, Grumari, Catacumba, Paisagem Carioca e Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca; sobe ao ponto mais alto da capital brasileira, a 1024 metros de altitude relativamente ao nível do mar; passa pela capela de São Gonçalo do Amarante, erguida no século XVIII, pelo Açude de Camorim, pelo complexo do Pau da Fome e pela histórica Colónia Juliano Moreia, por praias selvagens, cachoeiras, aquedutos e miradouros.
A ideia de criar um corredor verde na capital brasileira surgiu em 1995 e foi apresentada pela primeira vez no Congresso e Exposição Mundial de Ecoturismo, em 1997, inspirado em icónicos trilhos de longo curso, como o Appalachian Trail (nos Estados Unidos), o Huella Andina (Argentina), Hoerikwaggo (África do Sul) ou o Te Araroa Trail (Nova Zelândia).
Em 2011, o governo brasileiro decidiu avançar definitivamente com o projecto, criando oficialmente a iniciativa Mosaico Carioca de Áreas Protegidas, entidade encarregada de coordenar e implementar o percurso nos diferentes parques naturais, em parceria com o Movimento Trilha Transcarioca, “uma iniciativa que congrega pessoas e instituições da sociedade civil comprometidas com a implantação, sinalização, manejo, divulgação e uso público e qualificado da trilha”.
Durante a inauguração do percurso – que integra o Passaporte Verde do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – foi ainda lançado o site oficial do projecto, um guia de bolso e um pequeno documentário.