Fugas - Viagens

  • Sergi Reboredo/GettyImages
  • Nicolas Rodriguez/Anadolu Agency/Getty Images
  • Melissa Farlow/National Geographic/GettyImages
  • Frank Bienewald/LightRocket via Getty Image
  • Sean Drakes/LatinContent/Getty Images

Continuação: página 2 de 2

De Montevideu a Ptuj, os carnavais fora de circuito

Esse dia ficou conhecido para a eternidade como Fasnacht Böse — a malvada Terça-Feira Gorda.

Hoje, a Fasnacht é uma expressão viva que tem lugar na semana após a Quarta-feira de Cinzas, durante três dias, entre as 4h de segunda e as 4h de quinta, com festejos no centro da cidade, muita ironia e humor, nem sempre compreendidos por quem visita Basileia nesses dias (o dialecto local também não ajuda).

São vários os atractivos mas um deles é imperdível: na noite de segunda-feira, quando muitas das luzes da cidade se apagam, duas centenas de lanternas, contendo versos e cartoons, são transportadas para a Münsterplatz e por ali permanecem, iluminadas, à sombra da catedral.

Ptuj, Eslovénia

Com uma duração oficial de 11 dias (tem início mais de uma semana antes da Terça-Feira Gorda), o Carnaval de Ptuj, vulgarmente designado pelos locais por Kurentovanje, é um festival com uma longa tradição, repleto de espectáculos de rua, muita música e máscaras originais — são atribuídos prémios às mais singulares. Este ritual que antecede a Primavera constitui, de igual forma, uma boa oportunidade para se provarem os excelentes vinhos locais e o famoso frango daquela que é a mais antiga cidade eslovena e uma das mais bonitas. 

Gozando de grande popularidade em todo o país, o Kurentovanje atrai curiosos de outros países (Itália, Áustria, Macedónia, Bulgária, Hungria e Croácia, entre outros), não apenas para presenciar as festividades mas também para participar no cortejo que decorre no domingo de Carnaval. 

 

--%>