Fugas - Viagens

Nelson Garrido

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Ryanair anuncia novas rotas de Inverno para Lisboa e Porto

“Quatro anos para fazer um estudo? Porque não telefonaram para a Ryanair? Poderíamos ter-lhes dado esse estudo até à hora do almoço”, criticou o presidente da transportadora aérea no seu habitual tom trocista e polémico, referindo-se aos estudos ambientais em curso, que deverão estar concluídos em Novembro deste ano. De acordo com o Governo, segue-se, na primeira metade de 2018, a conclusão da “avaliação ambiental e a negociação contratual” com a concessionária e, depois de aprovada a proposta final da ANA, as obras na Base Área do Montijo para adaptá-la ao transporte aéreo civil.

No entanto, para O’Leary, o aeroporto do Montijo só será uma alternativa viável à Portela se as taxas aeroportuárias forem mais baixas que as praticadas no actual aeroporto lisboeta. Se os custos não forem mais reduzidos e a diferença vantajosa, a transportadora “não vai para lá”, garantiu. A criação de novas redes de transportes públicos e de unidades hoteleiras para servir o aeroporto do Montijo e ligá-lo mais rapidamente a Lisboa são “irrelevantes” para a equação, defende. “Nunca vamos para um novo aeroporto” com base “noutras facilidades” que possam existir.

A redução de custos é assim bitola exclusiva para a decisão da Ryanair, a única companhia aérea que desde cedo defendeu a adaptação da pista do Montijo para voos comerciais e até ao momento a única que se mostrou disponível para transferir para lá a sua operação. Um estudo da Roland Berger divulgado esta terça-feira revelou que a viabilidade económica do aeroporto complementar do Montijo requer a mobilização das companhias aéreas de baixo custo, identificando a Ryanair como a única transportadora de referência em aeroportos secundários de cidades europeias e alertando, por isso, para a necessidade de evitar a dependência excessiva do aeroporto em relação a uma única empresa. Para O’Leary, no entanto, “se os preços [das taxas aeroportuárias] no Montijo forem metade da Portela, outras companhias vão querer ir para lá”.

O responsável aproveitou ainda a ocasião para criticar o aumento de 4% nas taxas aeroportuárias no aeroporto Humberto Delgado proposto pela ANA, lembrando que os preços em aeroportos vizinhos estão a ir no sentido contrário, enumerando os exemplos de Madrid e Barcelona. A subida das taxas, defendeu, “pode ser nefasto para o turismo português”.

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