Fugas - Viagens

  • A Sarita’s Pupuseria, onde Mia e Sebastian comem no filme La la Land
    A Sarita’s Pupuseria, onde Mia e Sebastian comem no filme La la Land Lucy Nicholson/Reuters
  • Vista do Observatório Griffith, Los Angeles
    Vista do Observatório Griffith, Los Angeles Mario Anzuoni/Reuters
  • La La Land
    La La Land DR
  • Moonlight
    Moonlight DR
  • Vedações
    Vedações DR
  • Manchester by the Sea
    Manchester by the Sea DR

Continuação: página 2 de 2

As viagens dos Óscares

Manchester by the Sea, Massachusetts

O filme dá os primeiros passos em Boston, na capital do Massachusetts, mas rapidamente se encaminha para a beira-mar. Para a verdadeira Manchester-by-the-Sea, no Essex County, pouco mais de cinco mil habitantes, menos de 50 quilómetros a norte de Boston.

Vila piscatória com o charme inconfundível da Nova Inglaterra, no grande ecrã Manchester-by-the-Sea está maculado pelo luto e pela culpa que impregna até as paisagens. As casas são de Manchester ou de outras vilas em redor, como Gloucester e Beverly, há baías rochosas, faróis, gaivotas a enquadrarem esta dor. E há também protagonistas reais da cidade, a Bakers Island Light Station e o Rosedale Cemetery em Manchester; de Beverly surge o Fibber McGee’s Bar and Grill.

Vedações, Pittsburgh, Pensilvânia

Pittsburgh e as suas casas – Vedações, como o nome indica, não viaja muito e a segunda cidade da Pensilvânia (ultrapassada pela histórica Filadélfia) não é propriamente o sonho de um turista. Conhecida como a “cidade de aço”, local de indústria pesada: o filme de Denzel Washington não escamoteia esta natureza, até porque mergulha nas suas traseiras durante o período áureo da indústria (anos de 1950).

Contudo, a cidade que merece uma nota de rodapé à beira de Nova Iorque, Los Angeles, Chicago, ou até a vizinha Filadélfia, guarda algumas surpresas como o Museu Andy Warhol, natural de Pittsburgh, e o Carnegie Museum of Art, que guarda obras do pintor da quintessência norte-americana Edward Hopper ou Claude Monet, por exemplo. E em Vedações a família protagonista vive em Hill District, bairro que nos anos de 1950 era uma espécie de “pequena Harlem” por possuir uma activa vida cultural promovida pela comunidade negra.

 

--%>