Dez dos “melhores criativos desta área a nível mundial” vão marcar presença no Centro de Congressos de Aveiro, de 1 a 3 de Dezembro, para apresentar o seu trabalho, partilhar experiências e conhecimentos com o público e “ensinar [cada participante] a ver o mundo através dos seus olhos”.
Entre o leque de especialistas convidados estão nomes como o português Mário Cruz (distinguido pelo World Press Photo em 2016), G.M.B Akash (um dos vencedores do World Press Photo em 2006 e eleito Travel Photographer of the Year em 2009) ou reconhecidos nomes da revista National Geographic, como Ami Vitale, Pete McBride e Jody MacDonald.
Durante os três primeiros dias de Dezembro, o festival realizado pela Gravity Motion vai levar a Aveiro diversas exposições fotográficas (que ficarão abertas ao público depois de o evento terminar), conversas, masterclasses, travel talks, uma feira de usados, apresentação de novas tecnologias, concertos e sessões de convívio nocturno, entre outras actividades, enumera a organização em comunicado.
Mais do que incentivar o surgimento de novos profissionais na área, o festival tem por objectivo “inspirar uma nova geração de viajantes, promovendo e dinamizando a cultura fotográfica e cinematográgica, a cultura de viagem e o turismo em geral”. Querem inspirar quem passe pelo evento a “viver a vida, tentando coleccionar experiências, e viajar dentro dos seus recursos”, reitera Bernardo Conde, membro da organização.
Além das componentes ligadas ao registo profissional de imagens e à promoção inspiracional da cultura de viajar, o Exodus Aveiro Fest incorpora uma terceira vertente, associada à solidariedade social, humanitária e ambiental, com o Exodus Causes, que pretende contribuir para “o desenvolvimento de mecanismos de acção, divulgação e sensibilização de causas urgentes”.