O forte investimento no Porto por parte da Monarch, companhia de baixo custo britânica, possibilita, com tarifas a partir dos 26 euros, viajar directamente do Porto para Birmingham, todas as terças, sextas e domingos, para Londres (Luton), às terças, sábados e domingos e para Manchester, às quintas, sextas e domingos.
A Monarch adiciona, desta forma, o quarto aeroporto português às suas rotas – voa há mais de quatro décadas para Faro, há cerca de um ano para Lisboa e há cinco anos para o Funchal – devido a um crescimento de 32% das receitas face ao ano passado. Portugal representa o segundo país a evoluir de forma mais acelerada, sendo apenas ultrapassado pela Croácia.
“Portugal é um dos principais destinos da Monarch e o Porto é uma cidade com muito para oferecer. A gastronomia, as paisagens, os hóteis e o Douro fazem desta cidade a combinação perfeita para os nossos clientes”, explicou Richard Francis, managing director do operador turístico da Monarch, na apresentação das estratégias para as novas rotas, que decorreu esta quinta-feira numa unidade hoteleira da Invicta.
O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, esteve também presente na apresentação das novas rotas e revelou o entusiasmo relativo ao crescimento da cidade nos últimos anos, sublinhando que esta associação à Monarch representa “uma grande oportunidade na área do turismo, mas também na área dos negócios”.
Dados recentes do sector de turismo demonstram que o Reino Unido é o destino número um dos portugueses e que o grau de satisfação dos turistas ingleses é bastante elevado – 95% ficaram muito satifeitos com as férias em Portugal e mais de 54% regressaram. “Como companhia preocupamo-nos imenso com o bem-estar dos nossos clientes. O nosso objectivo é trazer as pessoas a sítios bonitos como esta cidade”, referiu Ian Chambers, director comercial da Monarch Airlines.
Durante o Verão, a Monarch, que voa para Portugal essencialmente durante essa época, prevê a circulação de 75 mil passageiros, nas rotas com sentido ao Porto, destino considerado pelos turístas britânicos como uma excelente opção de city break.
A companhia estreia-se na Invicta na próxima sexta-feira com voos para Manchester e Birmingham. No sábado é a vez de arrancar com a ligação Porto – Londres (Luton). Existe ainda um reforço previsto para a capital – as viagens semanais para Manchester passarão de três para quatro e para Gatwick irão duplicar, de três para seis voos.
Texto editado por Alexandra Prado Coelho