Fugas - Viagens

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Continuação: página 3 de 4

Ali pára a Malcata, parda, à espera de ser descoberta

 

O meu quadro de Salazar

Já não falta muito para que o senhor Júlio possa dizer que passou metade da sua vida a coleccionar antiguidades. Com 65 anos, há 30 que recolhe as peças que hoje lhe enchem a garagem e convidam a entrar quem, da rua, vê o metal antigo e um homem sorridente cheio de histórias, suas e dos objectos. A certa altura deixamos de saber fazer a distinção.

O senhor Júlio guarda um quadro de Salazar, uma panela usada nas invasões francesas, máquinas de escrever e um número infindável de ferros de engomar, maçanetas e relógios. Há tanta loiça a partilhar prateleiras com chocalhos, calços para animais e ferramentas. São dezenas de alfaias agrícolas encavalitadas nas paredes, seguidas de fileiras com centenas de porta-chaves.

Foi na oficina do ferro onde trabalhava que alimentou a ideia de coleccionar as peças que ficavam abandonadas ao fim de um dia de trabalho. “Há tanta coisa boa que as pessoas deitam fora por desconhecimento.” Foi dessa boa vontade de “dar carinho” às peças que surgiu este “museu espontâneo” em Almeida. A entrada é livre, a conversa é boa.

A vila de Almeida é um quadro do século XVII em que a vida, à maneira contemporânea, encontra o seu caminho. A sua fortaleza abaluartada (em forma de estrela de doze pontas) permite a experiência de percorrer um corredor de pedra que leva à passagem pela Praça-Forte de Almeida, a porta da vila. A imponência, para quem gosta de cenários da era moderna, é quanto baste. É a “vila fortificada de Almeida” a que o autarca, António Baptista Ribeiro, gasta o nome. Afinal, é o cenário histórico que move o turismo da vila. E a colocou a caminho da classificação da UNESCO.

As reproduções históricas são as meninas dos seus olhos. No último fim-de-semana de Agosto, de sexta-feira a domingo, passam pela aldeia 400 a 500 artistas europeus, perto de 10 mil visitantes, para recriar e ver recriado o cerco à vila durante as invasões francesas. No sábado, Almeida é palco da batalha nocturna, no domingo o cerco faz-se fora das muralhas, nas margens do rio Côa. O cenário está montado todo o ano.

Na vida, é difícil envergar um guarda-roupa que denuncie o estatuto de turista e não ter os olhos de alguns almeidenses curiosos em cima. É um bom olhar, de quem está feliz por a sua terra ser motivo suficiente de visita. E isso nota-se no trato.

O senhor Pereira recebe uns quantos desses olhares quando encaminha a charrete guiada por quatro cavalos pela calçada da vila. Cumprimenta à direita, um “Olá, senhor Pedro” à esquerda. Afinal, parece que está a passear amigos pela sua aldeia.

Como a garagem do senhor Júlio, a Ginjinha da Amélinha tem mais histórias que anos de vida. A casa, na rua Afonso de Albuquerque, foi fundada em 1883 e prega o carinho pela Amélinha como se todos a conhecessem. A ginja e a conversa são servidas numa mesa redonda, junto à janela adornada de renda, no aconchego do pequeno espaço.

Fora da fortificação, a cidade continua. Dá o ar da sua graça nos traquejos e no marralhar da feira, todos os sábados, à porta da Praça-Forte. A viagem pode seguir de bicicleta, a partir do centro de BTT, no Picadeiro D’El Rey, e há três rotas preparadas para quem quiser andar sobre duas rodas pela raia.

--%>