Fugas - Viagens

  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda

Do Porto à estação do Tua, num comboio dos anos 40

Por Patrícia Carvalho

Composições podem ser usadas por todos, mas foram pensadas para os turistas. As viagens serão diárias entre 30 de Junho e 30 de Setembro.

Que eles têm mexido e muito com a economia nacional já não é novidade, e aí estão de novo como justificação para a entrada em funcionamento de um novo serviço da CP – Comboios de Portugal. Fala-se dos turistas e da sua apetência pela região do Douro, classificada como Património da Humanidade pela Unesco. É por causa deles, dos turistas, que um comboio com seis carruagens dos anos 40 e uma locomotiva dos anos 60 vai voltar a funcionar. O serviço começa na sexta-feira e fará a ligação diária entre as estações de S. Bento, no Porto, e do Tua.

Não é um comboio histórico, mas é um comboio com história. A distinção é fácil de explicar – as composições que agora vão voltar ao serviço, até 30 de Setembro, não conservam todas as características originais. “O comboio foi objecto de várias intervenções ao longo da sua história, o que levou a que mudasse algumas coisas no seu aspecto visual e no interior, por isso, em teoria, não é um comboio histórico, apesar de ser material circulante histórico”, diz fonte da CP. Uma das características que ele manteve, contudo, foi a ausência de ar condicionado, pelo que os eventuais passageiros ficam desde já avisados. “Mas as janelas abrem todas”, contrapõe a mesma fonte.

O comboio agora apelidado de MiraDouro é composto por seis carruagens produzidas nos anos 40 pela fabricante suíça Schindler e por uma locomotiva diesel dos anos 60. As composições circularam na rede ferroviária nacional entre 1949 e 1977 e, de novo, por um período breve, em 2004, já na linha do Douro. Agora, está de regresso, depois de ter sido recuperado e de ter passado alguns anos estacionado nas instalações da CP.

O MiraDouro vai circular diariamente, entre 30 de Junho e 30 de Setembro, com partida da estação de S. Bento em direcção ao Tua às 9h25. Pára na Régua e no Pinhão, antes de chegar ao destino final às 12h20. O regresso começa às 16h34 e a chegada ao Porto, de segunda a sexta-feira é às 20h55, antecipando-se para as 20h30 aos sábados, domingos e feriados. O preço é o mesmo de um comboio inter-regional (11,60 euros por trajecto).

Fonte da assessoria de imprensa da CP explica que a procura pelos comboios que se dirigem ao Douro é “exponencial nesta altura do ano, sobretudo por parte dos turistas” e que este novo-velho comboio tem duas vantagens. “Com a renovação deste material antigo conseguimos ir ao encontro dessa procura e oferecer aos turistas uma forma charmosa de fazer aquele percurso, em carruagens antigas, com janelas panorâmicas e salões bastante espaçosos”, diz.

--%>