Levar o Cirque du Soleil para alto-mar já foi só por si uma proeza inédita — e que obrigou à construção de um espaço próprio para o efeito. Mas a MSC foi mais longe e desafiou a organização a encenar dois espectáculos que estarão em cartaz em simultâneo. O facto, espera a companhia, servirá de chamariz para quem ainda acha que os cruzeiros já inovaram o que tinham a inovar.
Mas não só de circo se faz este hotel flutuante de muitas estrelas, cujo baptismo, a 3 de Junho, augura sucesso pela forma estrondosa como a garrafa de champanhe se desfez contra o casco.
Com capacidade para 5714 passageiros, não é difícil imaginar o tamanho deste MSC Meraviglia que, mais do que esticar em comprimento da proa à popa, cresceu para os lados, permitindo não só a inclusão de mais quartos, como a criação de uma promenade interior. É por esta, de inspiração mediterrânica, que iniciamos o contacto com aquele que já está no top-5 dos maiores navios do mundo. O corredor, com quase cem metros, une o hall principal ao teatro, sendo marcado por um tecto com tecnologia LED que vai mudando a cenografia, alternando todo o dinamismo desta “avenida”. Enfim, um céu digital que pode até reproduzir fenómenos atmosféricos, eventos ou um simples nascer do sol.
Pelo caminho, há muito a descobrir com os vários sentidos. A começar pelo paladar, com espaços em que o mote é a descoberta de sabores. É isso que acontece na zona idealizada pelo reconhecido chef pasteleiro e chocolateiro Jean Philippe Maury. Com uma equipa treinada por si, há lugar para degustar os mais requintados bombons, mas também para aprender a fazer as suas próprias guloseimas naquele que é o primeiro atelier de chocolate a bordo de um navio da companhia. E se o calor apertar? Então basta “mudar de passeio” e procurar alívio na gelataria, onde se destacam as cores vibrantes dos gelados artesanais.
Para os amantes de comida italiana, não fosse esta companhia “made in” Itália (ainda que a sede seja em Genebra, na Suíça), há restaurante e loja Eataly, onde se pode ter uma refeição de sabores autênticos, mas também levar na bagagem produtos de qualidade superior a preços acessíveis.
Mas há muitos mais espaços a descobrir quando a fome aperta: no total, são 12 os restaurantes a bordo, entre os quais o mui americano The Butcher’s Cut, o The Brass Anchor, um pub ao estilo britânico, o hino à comida japonesa que é o The Kaito Sushi Bar & Teppanyaki, além de dois restaurantes à carta incluídos no pacote. No entanto, aqui, como noutros navios com o selo MSC, é possível petiscar 20 horas por dia. No gigantesco Marketplace Buffet, a oferta abrange gastronomias de distintas latitudes e a rapidez de resposta face a tanta gente impressiona. Situando-se mesmo ao lado da piscina, é o espaço ideal para almoços leves e lanches a meio da tarde.
O embarque da tecnologia
A inovação chega de diferentes formas, como no topo do navio, onde encontramos um miniparque de diversões aquático (não o podemos comprovar, mas quase apostamos que fará as delícias de passageiros de todas as idades), mas há uma muito evidente: a adopção da tecnologia ao serviço dos passageiros. Começa logo por uma bracelete entregue na altura do check-in e que serve para tudo: embarcar e desembarcar, reservar restaurantes, marcar lugar num espectáculo, fazer compras... É ainda com a bracelete que se pode abrir a porta do compartimento. Para os mais pequenos a bracelete adquire um valor extra de segurança: através de uma aplicação é possível geolocalizar uma criança, cujas pulseiras estão ligadas por Bluetooth.