Fugas - Vinhos

O Douro por minha conta

Por Simone Duarte

Faz frio. Os vinhedos ainda estão em repouso. O Douro está vazio. Dizem que há os passeios de barco, o de comboio, os piqueniques. Não vivi nada disso. Mas repetiria o fim-de-semana no Douro mesmo sem as vantagens das estações mais quentes.

-> MAIS: Vídeo | Quinta do Vallado - Visita à adega


É outra paisagem, não menos bela. Outro ritmo, talvez até mais atraente (depende de que ângulo se veja). Acorda-se ao som de passarinhos. Dorme-se profundamente embalado por um silêncio tranquilizador. E tem o rio. E tem... o vinho.

Foi por ele que os norte-americanos vieram no Verão passado. A capa do caderno de viagens do "New York Times" sobre o Douro trazia estampada a foto da casa principal da Quinta do Vallado, de 1716 (que pertenceu a Dona Antónia Adelaide Ferreira, a Ferreirinha). Noventa e cinco por cento dos hóspedes da quinta no Verão de 2010 foram americanos. Depois destes, foram os brasileiros e escandinavos. Agora, que o Vallado quer entrar com seus vinhos na China, esperam-se os chineses. Por isso, ao lado da casa principal e seus cinco quartos simples vê-se uma construção a subir. Serão mais oito quartos.

Antes que chegue a invasão do Douro, vamos nós! Viaje connosco, nas imagens de Ricardo Rezende, por uma das mais modernas adegas da região, uma avassaladora construção de xisto do arquitecto Francisco Vieira de Campos. Descubra por que os vinhos da Quinta do Vallado aparecem na "Wine Spectator" com o Reserva Tinto 2007 a constar no top 100 da revista. Mas não se preocupe. Como bons viajantes, não contamos tudo, deixamos algumas histórias para você mesmo descobrir.

Este é o primeiro de uma série de passeios por quintas e herdades que teremos todos os meses.

[A Quinta do Vallado foi distinguida com uma menção honrosa no Prémio de Arquitectura do Douro 2011, pelo projecto de remodelação e ampliação do edifício, do arquitecto Francisco Vieira de Campos. O grande vencedor foi Álvaro Siza, com o projecto do Armazém da Quinta do Portal]

Como ir
Do Porto, seguir a A4 até Amarante e depois continuar pelo IP4. Passar Vila Real e apanhar a A24 até à Régua. Uma vez na Régua, seguir a marginal, passar pelo viaduto da A24 e seguir a estrada que ladeia o rio Corgo, sempre com a água à direita. Três quilómetros depois, passa-se uma ponte sobre o rio e vira-se à direita, atravessando a linha férrea. Seguir na estrada e a quinta fica poucos metros à frente.

TELEFONE:  25432314
LOCAL:  Vilarinho dos Freires, Vilarinho dos Freires
OBSERVAÇÕES: Os preços do alojamento na Quinta do Vallado são bastante variáveis, tendo em conta os quartos escolhidos. A tarifa mais em conta, em época baixa e de domingo a quinta-feira, começa nos 85,50 euros. A suite terracota pode custar entre 103,50 e 150 euros.
SÍTIO OFICIALhttp://www.quintadovallado.com/

MAIS

-> Prémio de Arquitectura do Douro para projecto de Siza na Quinta do Porta, menções para Vallado e Travassos 19.04.2011

-> Dona Antónia andou por aqui

--%>