Seja qual for o destino e o estilo que privilegie, deverá ter o cuidado de seguir algumas regras elementares no contacto e visita aos produtores. A mais importante, e a não descurar, é a obrigatoriedade de marcar as visitas previamente.
A maioria dos produtores, sobretudo dos pequenos, não dispõe de uma estrutura humana permanente que lhes permita atender visitas imprevistas, o que poderá resultar no embaraço de encontrar portas fechadas, sobretudo ao fim-de-semana, ou, no caso dos produtores mais solicitados e com visitas organizadas, na impossibilidade de receber visitantes por se encontrarem com marcações completas. Não custa nada entrar em contacto com antecedência para combinar e agendar uma visita, podendo por regra contar com o apoio das comissões vitícolas locais nesta tarefa.
Se está a pensar na visita como um mero expediente para comprar vinho mais barato, beneficiando de preços mais agradáveis que os praticados em grandes superfícies ou garrafeiras, vai ficar desapontado.
Poderá e deverá beneficiar de uma pequena atenção no preço, poderá descobrir algumas colheitas que não conseguiu encontrar no mercado, poderá mesmo desencantar alguns vinhos do passado, mas por regras contratuais a maioria dos produtores está obrigada a vender os vinhos à porta da adega aos mesmos preços a que são vendidos nas prateleiras, de modo a não furar e desvirtuar o papel dos distribuidores. Não encare as visitas como um negócio mas sim como uma forma de conhecer por dentro as histórias e segredos do vinho.
E finalmente a questão inevitável, que muitos consideram mas que poucos se atrevem a formular, a eventual obrigatoriedade de comprar vinho no final de uma visita, lançando dúvidas sobre qual a etiqueta correcta nas visitas a produtores, admitindo uma eventual imposição moral de ter de comprar pelo menos uma garrafa no final da visita. Não, não há qualquer obrigatoriedade de compra nem nenhum constrangimento caso ela não se proporcione, embora a maioria, como é natural, aprecie o gesto.
Aproveite o vinho para viajar e provar.