Como sempre acontece na Escócia, a história do Balvenie tem como antepassado territorial um famoso castelo que, no final do século XVIII, deixou de cumprir as funções para que fora criado. Aí tinha vivido, rezam as crónicas, The Fair Maid of Galloway, Margareth Douglas, que pagava de renda anual, a um frei seu admirador, uma singela rosa vermelha.
Ao lado da antiga construção fortificada, surgiu um imóvel mais moderno, mais adequado às necessidades da época, que foi baptizado como a Balvenie New House. Foi aqui, no final do século XIX (Maio de 1893), que se começou a produzir whisky.
O verde domina a propriedade onde o Balvenie é todos os dias destilado. As águas puríssimas da região e a cevada cultivada nos próprios terrenos da destilaria acabam por estar na base de um produto de excelência. O primeiro andar do edifício está transformado no chamado malting floor, onde o cereal é transformado em malte de acordo com a velha tradição da casa Balvenie.
Os whiskeys da região de Speyside serão talvez os menos fumados da Escócia. Isso faz com que o produto final seja mais delicado, num registo mais pontuado pelos toques florais e pelo efeito dos frutos no palato.
O Balvenie Single Malt DoubleWood 12 anos é apenas uma das criações da casa. O carácter muito próprio que evidencia resulta do facto de ter feito uma primeira maturação em cascos de carvalho tradicionais, a que se seguiu uma passagem por cascos onde já tinha estagiado xerês.
Destilados em alambiques de cobre, que são objectos de regular e atenciosa manutenção, os whiskeys da Balvenie têm uma cor pronunciada, longe de outros exemplares da região, que apresentam uma transparência mais acentuada. Na prova, o primeiro momento é a de uma delicada explosão do álcool, à qual se segue a formação de uma espécie nuvem que se espalha pela boca. Como um champanhe, mas sem a bolha. Destacam-se então, no aroma, notas de mel e baunilha (muito comum nos whiskeys da região) e evidências de fruta fresca conferidas pela passagem pelo casco de xerês. O final deste whisky, longo e suave, convoca tons de amêndoa e um pouco de coco. O Balvenie 12 anos é distribuído pela Primedrinks e custa aproximadamente 36 euros.