Fugas - Vinhos

Continuação: página 2 de 2

Cuidado, não poluir pode ser considerado um crime

A melhor forma de controlar a praga é, consequentemente, tratar de eliminar ou pelo menos debelar a população de insectos que transportam a virose. Por isso, e devido à presença de flavescência dourada na região, as autoridades locais de Côte d’Or determinaram a obrigatoriedade de utilização de pesticidas para o controlo dos tais cicadelídeos. E aqui é que entra o paradoxo. O pesticida requerido mata não só os insectos prejudiciais como igualmente os restantes insectos indispensáveis para a vida de plantas e solos, chegando ao extremo de eliminar insectos tão valiosos como as abelhas.

Para quem como Emmanuel Giboulot mantém e alimenta uma vinha de dez hectares em regime orgânico há quarenta anos a proposta era não só absurda como atentatória ao seu passado, presente e desejo de futuro. Em vez do pesticida prescrito por decisão burocrática, Emmanuel Giboulot serviu-se das muitas soluções orgânicas disponíveis para combater a flavescência dourada, usando armadilhas coloridas e confusão sexual, argila em cinzas, palha seca e papel de alumínio. Ao permitir a biodiversidade na vinha, promoveu a vida dos predadores habituais dos cicadelídeos, a manutenção de aranhas e insectos benignos na vinha, os mesmos que os pesticidas recomendados iriam precisamente exterminar.

Até aqui tudo bem, não fora a visita de um fiscal agrícola do poder regional. Ao aperceber-se que Emmanuel Giboulot não tinha espargido o pesticida prognosticado, e indiferente às muitas explicações técnicas do viticultor e aos fundamentos das alternativas orgânicas, denunciou o caso ao procurador de justiça. Este não só não aceitou qualquer justificação como decidiu dar ordem de prisão imediata ao viticultor e consequente julgamento em tribunal correccional, apresentando-o como detido de delito comum junto a criminosos duros de penas agravadas.

Sim, a doença é perigosa e potencialmente destrutiva para a vinha. Mas existindo métodos alternativos de contenção da praga será lícito que o estado obrigue ao recurso de pesticidas… criminalizando em paralelo os princípios essenciais da agricultura orgânica?

--%>