E os grandes vencedores são... o Vinho do Porto Graham’s The Stone Terraces Vintage 2011, o tinto do Douro Pintas 2011 e o branco da região dos Vinhos Verdes Soalheiro Primeiras Vinhas 2012.
Estas três criações foram as que mais se destacaram na nova edição do Top 10 Vinhos Portugueses, um dos eventos que integrou o programa da Essência do Vinho, certame realizado no Palácio da Bolsa do Porto entre quinta e segunda-feira.
Segundo informa a organização, o painel incluiu 18 jurados - entre críticos, sommeliers, líderes de opinião e jornalistas - de Portugal, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Suécia e Reino Unido. Os especialistas "provaram e avaliaram" 55 vinhos: 10 Vinhos do Porto Vintage 2011, 13 vinhos brancos e 32 vinhos tintos, pré-seleccionados pela revista Wine - A Essência do Vinho.
A pré-selecção da revista foi feita de acordo com as "classificações obtidas ao longo último ano" pelos vinhos. O top 10 é constituído pelo "Vinho do Porto Vintage com melhor pontuação, o melhor vinho branco e os oito tintos mais bem classificados".
Além das "obras-primas" da Graham’s (produzido pela Symington Family Estates), do Pintas (Wine & Soul) e Soalheiro (VinuSoalheiro), foram distinguidos ainda os seguintes vinhos tintos:
Monte da Ravasqueira Vinha das Romãs 2011 (2º tinto, Regional Alentejano, Soc. Agr. D. Diniz)
Quinta de São José Grande Reserva 2011 (3º tinto, Douro, João Brito e Cunha)
Quinta da Touriga Chã 2011 (4º tinto, Douro, Jorge Rosas)
Estremus 2011 (5º tinto, Regional Alentejano, J. Portugal Ramos)
CV – Curriculum Vitae 2011 (6º tinto, Douro, Lemos & Van Zeller)
Marias da Malhadinha 2010” (7º tinto, Regional Alentejano, Herdade da Malhadinha Nova)
Procura 2011 (8º tinto, Regional Alentejano, Susana Esteban)
Best of Wine Tourism 2014
Na sexta à noite, os vencedores do Top 10 Vinhos Portugueses foram distinguidos durante um jantar no Vinum, restaurante das Caves Graham's em Gaia.
No jantar, foram também entregues os galardões aos vencedores nacionais, já antes revelados, dos prémios Best of Wine Tourism, distinções decididas pela rede internacional Great Wine Capitals, que o Porto integra. Os melhores do enoturismo, segundo estes troféus, são o Centro Multimédia Porto Cruz (na categoria Experiências Inovadoras em Enoturismo), Morgadio da Calçada (na categoria Arquitetura e Paisagem), Quinta do Tedo (na categoria Serviços de Enoturismo) e o restaurante Vinu, (na categoria Restaurantes Vínicos).
Em grande destaque ainda o The Yeatman, que recebeu o prémio internacional na categoria alojamento.