Apresenta-se como "um embaixador dos vinhos nacionais" e tem somado prémios tanto na hotelaria como na restauração e vinhos. Nos Best of Wine Tourism 2014, promovidos pela Great Wine Capitals - uma rede mundial que integra regiões vínicas -, o The Yeatman foi declarado o vencedor internacional na categoria de alojamento. Os prémios Best of Wine, resume a organização em comunicado, pretendem "celebrar a inovação e excelência no enoturismo por entre as nove grandes regiões vínicas do mundo".
Na apresentação do Yeatman, a Great Wine Capitals refere que este "hotel vínico de luxo" oferece "o melhor de Portugal", da "gastronomia ao vinho e à arte da hospitalidade". Destaca-se ainda o facto de este estabelecimento ser membro da cadeia Relais & Châteaux, estar na zona histórica das caves de Gaia, com "espantosas vistas panorâmicas sobre o Porto e rio Douro", ou a conquista por parte do seu restaurante, chefiado por Ricardo Costa, de uma estrela Michelin. Para mais, possui "a maior colecção de vinhos portugueses do mundo" ou um spa que integra tratamentos de vinoterapia.
A região do Porto e Douro conquistou ainda outros prémios, mas a nível regional. O Espaço Porto Cruz foi distinguido pelas experiências inovadoras de enoturismo, a Morgadio da Calçada pela arquitectura e paisagens, a Quinta do Tedo pelos serviços de enoturismo, o restaurante Vinum das caves Graham’s pela sua restauração vínica (um prémio que, na edição anterior dos prémios, tinha sido conquistado, precisamente, pelo The Yeatman).
Quanto aos vencedores internacionais de cada categoria, além do Yeatman nos alojamentos, foram premiados, na categoria Arte & Cultura a The Hess Collection (São Francisco), Vergelegen (Cidade do Cabo) e Vivanco Enoturismo Y Experiencias (Rioja, Bilbao); já o Château De Rouillac (Bordéus) foi distinguido pelos serviços turísticos, o Brancott Estate Heritage Centre (Nova Zelândia) pela inovação no enoturismo e a Weingut Eppelmann (Alemanha) pelas experiências vínicas inovadoras.
A rede Great Wine Capitals integra as "mais prestigiadas regiões vínicas do mundo", incluindo, além do Porto e Douro, Rioja (Espanha), São Francisco-Napa Valley (Califórnia, EUA), Bordéus (França), Tuscânia (Itália), Mainz-Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), Christchurch-South Island (Nova Zelândia).