Fugas - Vinhos

  • DR/Revista de Vinhos
  • DR/Revista de Vinhos
  • DR/Revista de Vinhos
  • DR/Revista de Vinhos
  • DR/Revista de Vinhos
  • DR/Revista de Vinhos
  • DR/Revista de Vinhos
  • DR/Revista de Vinhos

Continuação: página 2 de 2

Ao encontro do vinho e sabores

A terminar o dia, às 18h30, uma prova de vinhos da Madeira titulada “Vinhos Barbeito – Malvasias, lotes e vinhos velhos”. A prova será conduzida por Ricardo Freitas, administrador e enólogo da conceituada casa Barbeito, debruçando-se exclusivamente sobre a casta Malvasia, aquela que proporciona os vinhos mais doces produzidos na ilha. Em prova estarão quatro diferentes lotes do Barbeito Malvasia com indicação de idade 20 Anos, os vinhos com indicação de idade de 30 e 40 Anos da mesma casta e três amostras de garrafão de vinhos de 1954, 1880 e 1875.

No último dia da prova, domingo, dia 9 de Novembro, poderá participar em mais três provas. A primeira intitula-se “Os gloriosos anos 60 das caves São João” e terá lugar às 14h30 debruçando-se sobre os magníficos vinhos velhos das Caves São João. Para além de nove vinhos procedentes das regiões da Bairrada e Dão, todos eles da década de sessenta, estarão ainda presentes um vinho abafado e uma aguardente, ambos da mesma época.

Às 16h30 decorre uma prova comentada denominada “Os vinhos da família Nicolau de Almeida”, uma experiência que reúne não só vinhos de diferentes produtores como duas gerações de enólogos. Em degustação irão estar vinhos de produtores como Sogrape, Adriano Ramos Pinto, Quinta do Vale Meão, Quinta da Touriga Chã, Quinta do Pessegueiro, Muxagat e Quinta do Monte Xisto, a quinta que reúne sob a mesma alçada João Nicolau de Almeida, Mateus, João (filho) e Mafalda Nicolau de Almeida.

Finalmente às 18h30 aquela que será a última prova do evento, uma prova conduzida por Filipa Pato, Mário Sérgio Alves Nunes, Luís Pato, Paulo Sousa, João Rico, Dirk Niepoort e François Chasans sob o nome “Baga, Bairrada & Baga Friends – A soberba colheita de 2011”. Para além dos vinhos pessoais da vindima 2011 que cada produtor irá apresentar será ainda desvendada a edição de um vinho conjunto que reúne numa só garrafa um lote dos melhores vinhos de cada produtor. Condições mais que suficientes para justificar uma vista aos produtores presentes no evento.

Informações

Horários: dia 7 (sexta) das 18h às 22h. dias 8 e 9 (sábado e domingo) das 14h às 20h. Dia 10 (2ª feira – dia exclusivo para Profissionais) das 11h às 18h.
Entrada: 10 euros (gratuita para crianças até aos 12 anos; 50% de desconto para leitores da Revista de Vinhos, mediante a apresentação do cupão publicado na Revista de Vinhos de Outubro). Bilhetes à venda no Centro de Congressos de Lisboa durante os dias do evento. Se comprar online, há uma promoção exclusiva: oferta de um bilhete na compra de outro.

Encontro com o Vinho e Sabores

--%>