Fugas - Vinhos

  • Ingressos para Vinhos de Portugal no Rio já estão à venda
    Ingressos para Vinhos de Portugal no Rio já estão à venda CECILIA ACIOLI/ AGENCIA O GLOBO
  • A festa este ano é no Jockey Club
    A festa este ano é no Jockey Club DR
  • Vinhos de Portugal no Rio em 2014
    Vinhos de Portugal no Rio em 2014 DR
  • Vinhos de Portugal no Rio em 2014
    Vinhos de Portugal no Rio em 2014 DR
  • Vinhos de Portugal no Rio em 2014
    Vinhos de Portugal no Rio em 2014 DR
  • Vinhos de Portugal no Rio em 2014
    Vinhos de Portugal no Rio em 2014 DR
  • Vinhos de Portugal no Rio em 2014
    Vinhos de Portugal no Rio em 2014 DR

Continuação: página 2 de 7

Os vinhos de Portugal estão de regresso ao Rio

Os cursos e as provas

Curso de Introdução ao Vinho 
(Sexta e sábado das 10h00 ?às 11h00 e domingo das 15h00 ?às 16h00)
Uma viagem pelo universo do vinho português. As regiões, as castas, os estilos e os protagonistas numa sessão orientada por Rui Falcão, um dos mais reputados críticos de de vinhos de Portugal. Rui Falcão escreve no PÚBLICO e na revista Wine e é autor de um guia anual dos vinhos de Portugal.

Grandes Tintos 
(Sexta, dia 22, das 20h00 ?às 21h00 e domingo, dia 24, ?das 17h00 às 18h00)
Os grandes vinhos tintos de Portugal numa prova dedicada a aromas complexos e sabores quentes, que implica uma abordagem das grandes regiões e das grandes castas. A prova será conduzida pelo jornalista Pedro Garcias, do PÚBLICO que, para lá da sua enorme experiência nesta área fala com um conhecimento profundo e muito pessoal da viticultura e da enologia de Portugal. 

Grandes Brancos 
(Sexta-feira, dia 22, das 12h00 ?às 13h00 e domingo, dia 24, ?das 11h00 às 12h00)
Vinhos Verdes, de castas variadas como o Alvarinho, a Encruzado ou a Arinto, vinhos provenientes de regiões perto do mar ou dos planaltos do interior, vinhos jovens e frescos ou com anos de garrafa com sofisticação e estilo, o mundo dos Brancos em Portugal é muito rico e diverso. Pedro Garcias conduz-nos numa visita aos seus segredos

Sete vinhos do Porto Especiais
(Sexta-feira, das 16h00 às 17h00)
Colheitas (o mais antigo é o de 1907), Vintage ou Branco, os vinhos do Porto são um mundo de sensações que exprime a dimensão da natureza do Douro, do saber acumulado e do efeito do tempo. Manuel Carvalho, jornalista do PÚBLICO e autor e co-autor de algumas obras sobre o Douro e o vinho do Porto faz a apresentação da prova.

Vinhos Perfeitos para o Rio – Prova Especial
(Sexta, dia 22, das 18h00 ?às 19h00 e sábado, dia 23, ?das 20h00 às 21h00)
Dirceu Vianna Júnior, brasileiro, é o único Master of Wine da Lusofonia. Vive em Londres, mas a sua condição de origem permite-lhe dispor de informações valiosas para poder orientar uma prova dedicada aos vinhos perfeitos para se beberem no Rio. Até porque, para lá de ser brasileiro, Dirceu é um dos mais qualificados provadores dos vinhos portugueses. A sua presença em eventos internacionais associados ao vinho de Portugal é frequente.

Grandes Rosés
(Sábado, dia 23, ?das 18h00 às 19h00)
São vinhos frescos mas não são brancos, são vinhos com volume de boca mas não são tintos. Pela sua atractividade visual e pelo potencial que demonstram para serem consumidos em diversas situações, os rosés de Portugal estão em alta. Uma prova conduzida por Pedro Mello e Souza, colunista de vinhos do Globo, titular da coluna LETRAS GARRAFAIS. É editor de cultura e gastronomia em diversas revistas do Rio e de São Paulo e comanda o “Talheres, Cheguei”, um dos blogs sobre culinária mais visitados do Brasil.

Os melhores Moscatel ?de Setúbal
(Sábado, dia 23, ?das 14h00 às 15h00)
O Moscatel de Setúbal faz parte da triologia dos grandes vinhos licorosos de Portugal – ao lado do vinho do Porto e do Madeira. A sua sofisticação e capacidade para melhorar ao longo de décadas garantem-lhe um clube de adeptos fiel. A sua experiência é uma garantia de sensações únicas. Uma prova conduzida por Rui Falcão

Touriga Nacional, ?mais do que nunca
(Sexta, dia 22, ?das 14h00 às 15h00)
A grande casta de Portugal é objecto desta prova conduzida por Pedro Mello e Souza e por Luciana Froes, crítica da Globo há 12 anos e uma globetrotter da gastronomia. Uma caminhada garantida por aromas florais, por sensações intensas, por prazeres de uma casta que continua a surpreender pelo seu potencial.

As experiências

--%>