Setúbal, Porto e Verdes?
(Sexta, dia 22, das 14h30 às 15h30
Experiência com o Vinho Verde, das 17h30 às 18h30 com vinhos de Setúbal e das 20h00 às 21h00, com o vinho do Porto; no sábado, dia 23, os horários das sessões mantêm-se, mas as experiências começam com Setúbal, continuam com o vinho do Porto e acabam com Vinho Verde; no domingo, dia 24, a experiência com vinho do Porto vai das 14h00 às 15h00, com Vinho Verde das 17h00 ás 18h00 e com vinho de Setúbal das 19h00 às 20h00)
Lolô Riccobene é consultora de Vinhos, especializada pela escola inglesa Wine and Spirits Education Trust, mais conhecida como WSET. Já trabalhou ao lado de grandes críticos de vinhos em eventos no Brasil e no exterior. Actualmente é embaixadora da academia etílica Eno Cultura e provedora dos cursos WSET no Brasil. Em três sessões diárias, esta especialista vai orientar três experiências dedicada aos vinhos da Península de Setúbal, ao vinho do Porto e ao Vinho Verde. Cada sessão tem uma duração aproximada de uma hora.
As harmonizações
Vinhos Verdes e conservas, descoberta de sabores
(Domingo, dia 24, ?das 13h00 às 14h00)
Sim, as conservas já não são o que eram antigamente. Deixaram de ser apenas um meio de se guardar a comida até nos ambientes mais hostis e tornaram-se iguarias cada vez mais apreciadas pelo culto gourmet. Os seus sabores e texturas são ideais para um diálogo com os vinhos frescos e vibrantes do noroeste de Portugal, os exclusivos Vinhos Verdes. Uma harmonização conduzida por Manuel Carvalho e Alexandra Prado Coelho, jornalista do PÚBLICO com um vasto conhecimento acumulado sobre o património alimentar e gastronómico de Portugal
Petiscando com Vinhos
(Domingo, dia 24, ?das 19h00 às 20h00)
A arte de petiscar é isso mesmo: uma arte. Desde que, obviamente, se sustente em petiscos de alto gabarito e se convoque o vinho ou os vinhos ideais para esses momentos que oscilam entre a convivialidade e o prazer de comer e beber. Pedro Mello e Souza e Alexandra Prado Coelho desafiam-nos para uma harmonização na qual diferentes propostas de petiscos se confrontam (sem atrito, logicamente) com escolhas de vinhos a propósito.
OS PROTAGONISTAS
PRODUTORES EM VÁRIAS REGIÕES
Aliança
Vinhos com sabor a experiência e a uma ligação muito íntima às regiões onde trabalha.
Bacalhôa Vinhos de Portugal
A Bacalhôa conhece-se pelo seu palácio, pelos seus jardins, pelos seus moscatéis e pelos seus vinhos de perfil clássico
Idealdrinks
Produz vinhos de topo, um espumante que se insere entre os mais consagrados do país e um rosé que é sem dúvidas uma das estrelas da companhia
José Maria da Fonseca
Uma família que é uma lenda, bem alicerçada nas suas caves onde moscatéis centenários esperam o seu tempo de passar para a garrafa.
J. Portugal Ramos
Começou como enólogo a trabalhar para outros e depressa João Portugal Ramos se tornou uma das marcas inescapáveis do vinho português.
Lusovini
Uma associação de profissionais de diferentes áreas associadas ao vinho (de enólogos a especialistas de marketing) que combina talento e eficácia