Fugas - Vinhos

DR

Continuação: página 2 de 2

Os fantásticos brancos e tintos Viña Tondonia

Nas Bodegas Lopez de Herédia repousam alguns dos melhores vinhos da Rioja e do mundo. Tintos e brancos. Alguns levam o nome de Viña Gravonia, Viña Bosconia, Viña Zaconia e Viña Cubillo, mas são os Viña Tondonia, provenientes de uma vinha centenária com o mesmo nome, os que alimentam o mito e viraram objecto de culto entre os enófilos.

Quem tiver a sorte de provar o Viña Tondonia Tinto Gran Reserva 1954, por exemplo, feito com as castas tradicionais da região (Tempranillo, Garnacha, Graciano, Mazuello), perceberá a fama destes vinhos clássicos e de estilo intemporal. Um gole basta para nos colocar em sobressalto, aturdidos com tanta frescura, profundidade e delicadeza. O deslumbramento e a admiração poderão ainda ser maiores perante um Viña Tondonia Gran Reserva Branco 1964. O que na cor parece um vinho já morto ganha vida e frescura no copo. Um branco para provar e beber com profundo respeito.

Mas nem é necessário chegar a esses vinhos mais antigos para se viver uma epifania. Basta, por exemplo, provar os extraordinários Viña Tondonia Reserva Branco 2001 e o Viña Tondonia Reserva Tinto 2003, duas das mais recentes colheitas que chegaram ao mercado. Um e outro custam menos de 20 euros na adega. Valem cada cêntimo, podem acreditar.

--%>