Quanto ao famoso Barca Velha, a primeira garrafa que foi aberta já tinha passado um pouco do ponto, o que se adivinhava na cor demasiado acastanhada do vinho. Mas a segunda garrafa, sendo do mesmo ano, estava óptima, o que prova que, ao fim de um número considerável de anos, é preciso ter em conta as diferenças que existem de garrafa para garrafa.
“Com o Barca Velha começaram-se a fazer blends sem preconceitos, seguindo a tradição do Vinho do Porto”, explicou Fernando Melo, recordando como nos anos 60 se demorava “um dia e meio para chegar ao Vale Meão”, o que tornava a vida de um produtor bastante complicada. Mas, felizmente, Fernando Nicolau de Almeida, que fez o primeiro Barca Velha em 1952, não se deteve perante os obstáculos. O vinho, já muito complexo no copo, cheio de aromas que exigem toda a nossa concentração, foi dado como exemplo por Fernando Melo da importância de “ir buscar os solos de granito” para não se ficar limitado ao xisto e conseguir assim “vinhos mais vibrantes”.
Por falar em vibrante, o último tinto a ser servido antes dos licorosos foi um Mouchão de 1963 (Alentejo), o vinho mais antigo apresentado nesta prova e que se mostrou em grande forma, ainda com uma vida invejável à qual se somou, ao longo dos anos, grande complexidade.
Por fim, a sobremesa. Com um parfait de mascarpone, framboesa e lima foram servidos um Porto Fonseca 1994 e um excepcional Madeira D’Oliveira Boal de 1908, uma óptima forma de terminar um jantar que os organizadores prometem repetir todos os anos.
BPI Wine&Food
No certame, de sexta a domingo (29 de Abril a 1 de Maio), vão também realizar-se várias provas e mastertastings com temas variados como “Castelão, uma casta de descobrir”, com Bernardo Cabral, “Espumantes portugueses: esperar o melhor”, com Osvaldo Amado, ou “Bucelas, toda uma nova região a conhecer”, com Hugo Mendes, para além de vários showcooking. Mas o ponto alto acontece sábado a partir das 15h15: primeiro uma conferência intitulada “Wine’s infinite variety” (a infinita variedade do vinho) com a Master of Wine Julia Harding, seguida de um mastertasting com o mesmo tema conduzido também por Harding.
BPI Wine&Food
Horário: 29 de Abril (6ª-feira) das 14h às 23h, 30 de Abril (sábado) das 12h às 23h, 1 de Maio (domingo) das 12h às 19h30
Entrada: 9€
Site