Na maioria dos casos são produtores que se desencantaram com a agricultura convencional e com os efeitos nefastos visíveis do uso indiscriminado de pesticidas. Tal como na agricultura orgânica, o uso de fertilizantes sintéticos, fungicidas, herbicidas e pesticidas é interdito. Mais que tratar ou rectificar a natureza, a biodinâmica incentiva a utilização de preparados que, aplicados de acordo com os ritmos da natureza, incentivam a diversidade e sanidade da vida dos solos.
Tal como nos conceitos da medicina homeopática, a biodinâmica pretende administrar doses minimalistas e puras de produtos naturais repartindo o calendário destes preparados de acordo com as fases da lua e sol segundo os princípios de orientação do cosmos. A doença não é encarada como um problema que tenha de ser resolvido ou tratado de forma directa, mas sim como um sintoma de falta de harmonia, de um distúrbio que deverá ser encarado como um todo.
Infelizmente, e estranhamente, existem muito poucos ensaios comparativos sobre as vantagens da prática biodinâmica face à agricultura convencional ou às práticas orgânicas. Se no plano teórico as crenças e as práticas podem até parecer absurdas, excêntricas e alienadas, a prática costuma demonstrar que as vinhas em propriedades habituadas aos conceitos da biodinâmica costumam revelar uma qualidade da uva ímpar, condição que deveria ser suficiente para se apresentar como embaixadora para a causa.
Poderíamos sugerir que a biodinâmica permite engarrafar de forma mais pura o mundo qualitativo onde a planta nasceu e cresceu. Segundo os defensores das práticas biodinâmicas, os vinhos devem ser o resultado de uma beleza natural sem influência de uma operação plástica na adega. Mais que um conjunto de regras rígidas que deverão ser aplicadas sem critério e sem adaptação local, a biodinâmica representa o respeito pelo homem, pelo conhecimento e pela forma como esse conhecimento se aplica. Um conhecimento e equilíbrio que deve ter um cunho pessoal e regulado à maneira de cada indivíduo e de cada local, um conhecimento adaptado às particularidades onde se trabalha e onde se vive.