O problema é que Falbala, a bela gaulesa eleita do seu coração, chora pelo noivo Tragicomix, recrutado à força para a Legião Romana. Para afogar as mágoas, Obélix decide alistar-se também na Legião, com o seu amigo Astérix, para mostrar a Falbala o quão corajoso é. Por uma vez, os dois irredutíveis gauleses passam assim a fazer parte do poderoso exército romano, com os incríveis resultados que os leitores poderão constatar lendo Astérix Legionário (argumento de Goscinny e desenho de Uderzo), quinto álbum da colecção Astérix, distribuído com o PÚBLICO a 22 de Novembro.
Este título, o décimo na sequência original da série, foi publicado pela primeira vez na revista francesa Pilote entre Novembro de 1966 e Abril do ano seguinte (números 368 a 389). A recolha da história em álbum ocorreu ainda em 1967, tendo a tiragem alcançado pela primeira vez um milhão de exemplares.
Com as aventuras de Astérix e Obélix a desenrolarem-se em “velocidade de cruzeiro”, os seus autores inspiraram-se de forma bastante ampla no argumento de um filme realizado em 1939 pela dupla americana de cómicos Laurel e Hardy. Eles alistam-se na Legião Romana para Hardy superar um desgosto de amor com uma jovem francesa cujo marido, descobre depois, foi transferido para o Norte de África.
Uma vez chegados ao local, têm enorme dificuldade em compreender onde foram cair, o que gera uma série de divertidos equívocos. Alguns dos seus companheiros de caserna nem se apercebem que se alistaram na Legião, pensando que se encontram num clube de férias. Tal como acontece em Astérix Legionário...
O álbum
__
Astérix Legionário
5º álbum da colecção Astérix à Volta do Mundo
Sexta-feira, 22 de Novembro
Por + €6,95 com o jornal