É um hotel de montanha e esse espírito vê-se no exterior, claro, e sente-se no interior. Recebem-nos dois salões geométricos, preenchidos de ilhas de sofás, quadros, estantes com livros, para terminarem numa lareira ao lado da televisão. Chegamos durante a semana e uma lareira acesa convida a abrigar-nos da borrasca — pudéramos nós. Há um certo ar britânico nestas salas, que se acentua no espaço do bar e do restaurante, onde novamente olhamos a paisagem, através de paredes envidraçadas para lá das quais vemos árvores em bailados loucos.
Se abordar a piscina arredondada lá fora — também ela num degrau da encosta a olhar o vale — está fora de questão, tal não significa falta de “água” no hotel. Afinal, aqui surgiu o primeiro spa do país, no mesmo ano em que hotel abriu, 1996. O Anima Corpus destaca-se assim pela dimensão de algumas das instalações, incomuns nos dias de hoje, e oferece uma variedade de massagens e tratamentos considerável. A falta de tempo levou-nos apenas a um rápido mergulho na piscina interior, dimensões muito generosas, mas ficámos de olho na piscina dinâmica (e na sauna, banho turco, hamman, duche escocês…).
Tempo tivemos para desfrutar do restaurante do hotel, uma (boa) surpresa, onde o chef João Pereira apresenta um menu ecléctico de cozinha portuguesa com um twist e resultados deliciosos. Em região de rica gastronomia, destaque para o programa Sabores Esquecidos, que recupera pratos tradicionais e torna-os verdadeiramente memoráveis.
_________________________________________
A Fugas ficou alojada a convite do Hotel do Caramulo
- Nome
- Hotel do Caramulo
- Local
- Tondela, Guardão, Avenida Doutor Abel Lacerda
- Telefone
- 232860100
- Website
- http://www.hoteldocaramulo.pt