Fugas - hotéis

DR

Hotel Dom Henrique, a torre urbana

Por Luís Maio ,

As torres de Tróia não constam deste top, mas também são de Conceição Silva. Susana Lobo acha-as "lindíssimas" e "incompreendidas". O que ajuda a explicar a sua escolha seguinte, o Hotel Dom Henrique, que é também uma torre, embora em ambiente urbano, construída no topo da Rua do Bolhão (Porto), entre 1966 e 1974, com projecto de José Carlos Loureiro.
O programa inicial sob encomenda do banqueiro Pinto Magalhães previa um edifício de escritórios articulado por um espaço comercial. "Mas a meio é alterado e transformado num hotel. O que mostra a autonomia formal do projecto e reforça a sua imagem de isolamento, em ostensiva ruptura de escala com o centro histórico da cidade". Certo, mas por isso mesmo, porque se trata de um arranha-céus brutalista, que choca abertamente com a fisionomia pitoresca do centro portuense, o Dom Henrique não passa de um mamarracho para muita gente.

Susana Lobo defende a sua dama: "O facto de ser construído em betão aparente, para mim, é causa de entusiasmo. A visão negativa que as pessoas têm deste tipo de edifícios tem muito a ver com a circunstância de, a partir dos anos 70, a construção ser feita em altura nas periferias. Então associase a construção em altura a falta de qualidade. Mas o facto de se construir em altura permite fazer uma construção pontual. Permitiu, por exemplo, manter Tróia até agora quase intacta".

Nome
Hotel Dom Henrique
Local
Porto, Porto, Rua Guedes de Azevedo, 179
Telefone
223401616
Website
http://www.hoteldomhenrique.pt
--%>