Fugas - hotéis

Se existe, o paraíso não deverá ser muito diferente

Por José Augusto Moreira ,

Não são só a natureza e o enquadramento privilegiado. No madeirense The Cliff Bay há também uma atmosfera de convívio, os prazeres da água e os mimos do spa e uma experiência gastronómica única com aplauso Michelin.

Sendo a Madeira um jardim, há recantos na ilha que por conjugação de factores bem podem ser associados à representação do paraíso. A ideia de cativante jardim subtropical há muito que se tornou um conceito demasiado acanhado para que nele se possa incluir a multiplicidade de factores que ao longo de todo o ano atraem turistas à ilha.

Além de condições naturais ímpares, clima prazenteiro durante todo o ano e uma infra-estrutura hoteleira sem paralelo, a chamada pérola do Atlântico soube criar também uma atmosfera cosmopolita e de modernidade que acompanha as tendências mais vanguardistas.

E se a ideia de paraíso se pode associar aos prazeres e ao deleite, dificilmente se encontrará noutro qualquer lugar uma tal conjugação de factores tão presentes e disponíveis que por vezes somos até levados a acreditar que, afinal, o tal mundo perfeito até pode existir.

Acredite-se ou não nessa possibilidade, o certo é que a existir mesmo não deverá andar muito longe daquilo que poderão propiciar uns dias de estadia no The Cliff Bay, um dos muitos hotéis de cinco estrelas que povoam a baía do Funchal.

Além do enquadramento natural de excepção, ao sol e ao mar associam-se o requinte do spa, o único restaurante da ilha distinguido pelo guia Michelin, actividades de mergulho, golfe, a vida cultural e o mais típico e tradicional do Funchal logo ali ao lado.

Com vistas privilegiadas sobre o Atlântico, acesso privado e directo ao mar, tal como acontece com a generalidade da vizinhança, este hotel tem, no entanto, algo de muito próprio e que nos faz sentir também de forma muito particular. Desde logo porque no The Cliff Bay se dispensam as habituais e maçadoras mordomias, que por mais que pretendam cativar acabam sempre por ter o efeito de nos lembrar a condição de clientes, ou seja, a situação de excepção em que nos encontramos.

Aqui não somos clientes, estamos antes na condição de convivas e num lugar onde as portas nos são franqueadas para que se possa desfrutar. E isso vê-se logo ao primeiro contacto. Em vez da habitual entrada, mais ou menos ao estilo monumental, o acesso faz-se por um portão que nos leva através do jardim de árvores e canteiros. O edifício, apesar da envergadura, fica escondido lá atrás e mais em baixo. É como se entrássemos numa típica quinta de família, que bem poderia ficar na Beira Baixa ou em Trás-os-Montes.

É pelas traseiras que o edifício se abre ao azul do Atlântico em múltiplas varandas sobre a água. Ao meio, no patamar mais elevado, está um jardim tropical cuja frescura e perfume convidam à contemplação. A esplanada é o lugar ideal para desfrutar do pequeno-almoço ou do deslumbre do pôr do sol, funcionando no andar superior o premiado restaurante Il Gallo D''Oro, outra das marcas distintivas deste hotel.

Os mimos do spa estendem-se ao jardim lateral, onde há tratamentos que são feitos ao ar livre e com os olhos postos no azul imenso do Atlântico. Ao nível do mar há piscinas de água salgada, onde funciona uma escola de mergulho, e um bar e restaurante onde os peixes são confeccionados com todo o requinte e delicadeza.

Como se tudo isto não fosse suficiente, o golfe está ali a dois passos, com transporte permanente, e também o Funchal fica ao lado. Durante a estadia, a Fugas teve o privilégio de poder assistir a alguns espectáculos do Funchal Jazz, um festival com cartaz de nível mundial e que se realiza num cenário absolutamente único. Os jardins do Parque de Santa Catarina - com o cenário de luzes da encosta do Funchal como pano de fundo - funcionam como um magnífico anfiteatro natural, cujo palco recebeu este ano nomes como o contrabaixista Ron Cárter, Richard Galliano Tangaria Quartet ou a surpreendente (para quem não conhecia) voz da madeirense Vânia Fernandes.

É claro que estes não são prazeres e privilégios únicos da Madeira. A diferença é que só aqui eles estão tão próximos e disponíveis como se fossem a coisa mais comum e natural. Junte-se o acolhimento e ambiente do The Cliff Bay e a exclusiva experiência gastronómica do seu restaurante e digam lá se o paraíso será muito diferente. Mesmo que seja, por mim já estaria muito bem assim.

Nome
The Cliff Bay
Local
Funchal, Imaculado Coração de Maria, Estrada Monumental, 147
Telefone
291707700
Website
http://www.cliffbay.com
--%>