Quando as pernas implorarem por descanso - e se o bom tempo decidir ajudar -, o ideal é aproveitar o jardim exterior do hotel, a esplanada e esticar o corpo numa das espreguiçadeiras que rodeiam a piscina, também ela com mosaicos castanhos. A vista proporciona um banho de tranquilidade, apenas interrompida por um ou outro comboio que passa mesmo ao lado do hotel, alinhado com o rio Mondego que balanceia também bem perto.
Se a chuva alterar os planos, o spa é uma alternativa onde poderá mergulhar numa piscina aquecida, fugir com o pensamento para bem longe enquanto se afunda num jacuzzi ou fazer vários tratamentos num ambiente perfumado pelas velas e pelo incenso. Para continuar dentro do espírito do hotel, porque não experimentar uma massagem havaiana, que é feita com os antebraços e que dá a sensação que o nosso corpo se tornou uma pista de dança percorrida pelo massagista?
Como ir
Quer venha do Norte quer venha do Sul, a melhor opção é apanhar a A1 e sair em direcção a Coimbra Sul/Alfarelos. Depois, na bifurcação, deve seguir as indicações para Coimbra/Ribeira de Frades e convergir com o IC2 e virar na saída que diz Coimbra. Vire à direita na Rua Padre Estêvão Cabral e encontrará o hotel do seu lado direito.
O que fazer
Na recepção do hotel encontra informações sobre várias actividades e locais a visitar. Contudo, seria imperdoável sair da cidade sem visitar a histórica Universidade de Coimbra, que foi fundada em Lisboa em 1290 e definitivamente transferida para Coimbra em 1537, o que faz dela a terceira mais antiga da Europa. Na universidade pode visitar, por exemplo, a Capela de São Miguel, a Prisão Medieval e Académica ou a Biblioteca Joanina. Completado o percurso por este clássico, os mais românticos devem seguir até à margem esquerda do Mondego, para se deslumbrarem com a famosa Quinta das Lágrimas. Situada na freguesia de Santa Clara, conta com um palácio do século XIX ladeado por uma imensidão de jardins que ainda hoje escondem os segredos do proibido amor de D. Pedro com Inês de Castro. Visitar a Sé Velha da cidade (um monumento românico que começou a ser construído depois da Batalha de Ourique, quando Afonso Henriques se declarou rei de Portugal e escolheu Coimbra como capital), o Convento de Santa Clara-a-Nova (onde a lenda conta que ocorreu o Milagre das Rosas) ou as aldeias de xisto da Serra da Lousã são outras das hipóteses apresentadas.
(Maio 2010)
- Nome
- Hotel Vila Galé Coimbra
- Local
- Coimbra, Sé Nova, Rua Abel Dias Urbano
- Telefone
- 239240000
- Website
- http://www.vilagale.pt