Fugas - hotéis

  • DR
  • DR

De roupão ao pequeno-almoço

Por Maria Antónia Ascenção ,

Há um hotel no pico mais alto de Portugal Continental (na serra da Estrela) que não é como os outros. Por aqui bebem-se sumos de alho francês, espargos e cenoura. Os empregados contam histórias de encantar. E pode tratar-se da saúde: do corpo e do espírito. 

Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a 750 metros de altitude, num vale de origem glaciar, nasceu um hotel de montanha, perfeitamente integrado na paisagem, onde se pode usufruir de tratamentos termais e de bem-estar durante todo o ano.

 

Tudo neste hotel convida à prática de uma vida saudável, como se pode comprovar pela escolha dos sumos naturais que brindam os hóspedes à chegada: Fortificante - hortelã, cenoura e maçã e Fadiga Muscular - alho francês, espargos e cenoura. Esta escolha não é aleatória, diz o responsável pela comida e bebidas, Ricardo Ramos. "Os nossos sumos têm funções específicas, estes são bons para tomar depois de uma viagem. Mas, se alguém preferir, podemos fazer um com acção anti-stress." Para comer, a escolha fazia-se entre ameixa com requeijão, pão de fibras ou gaspacho.

 

A nutrição é uma das áreas de maior cuidado nesta unidade hoteleira, onde as ementas são elaboradas entre a nutricionista e o chefe de cozinha. Mas no restaurante Alquimia também se encontram as especialidades desta região beirã, como o cabrito e o queijo da serra. "Mesmo nos pratos vegetarianos e ligth - estas últimas preparadas à medida de cada cliente, após avaliação nutricional -, o chefe consegue incluir sabores da gastronomia regional."

 

Os quartos são confortáveis e a vista apetece de qualquer ponto do edifício, que lembra um chalé. Na decoração de interiores, destacam-se o xisto típico da região, diferentes tipos de madeira e as enormes janelas que convidam sempre a visitar o exterior. E o dress code pedido para o pequeno almoço é um roupão e uns chinelos.

 

Um dos espaços que mais agradam aos hóspedes é a zona das piscinas. Sim, das piscinas, climatizadas: uma interior e duas exteriores, onde pode desfrutar de camas e cadeiras de hidromassagem, e para sair para o exterior basta levantar uma cortina de plástico e continuar a sentir a água quente no corpo. Mas há mais: uma laguna grande e pequena com jacuzzis, banho turco, hamman, sauna, duches de contraste, cromoterapia. "Inspirámo-nos na oferta que existe em Espanha, onde é habitual encontrar espaços lúdicos em estâncias termais, e até agora está a ser um sucesso", diz o administrador da unidade hoteleira, Luís Veiga.

 

Num hotel preparado para receber famílias, também não falta o habitual clube das crianças. Funciona das 9h às 23h e os pais podem ir descansados para os seus programas, com a garantia de que os filhos se divertem: para além de jogos e cinema, os animadores têm sempre previsto a realização de ateliers e actividades de grupo.

 

A casa da água

 

Aquadome é o nome que está gravado na parede de entrada do novo balneário termal de Unhais da Serra, e deixa adivinhar que a água é o elemento que abunda neste espaço. Quem entra no mais moderno centro termal do país, descobre um imenso mundo que alia a saúde à prevenção e ao bem-estar, que têm por base os princípios da hidrologia médica - a utilização terapêutica das propriedades de águas naturais ou artificiais.

 

Aqui, as propriedades terapêuticas das águas termais tratam problemas de saúde (do foro respiratório, digestivo, circulatório e reumatismal) e os tratamentos, como duches vichy ou escocês, hidromassagem e hidropressoterapia ou o banho de aromas da serra da Estrela, ajudam na prevenção. A pensar em pessoas que precisam de uma recuperação específica foi também criada uma área centrada em técnicas de fisioterapia e osteopatia, onde pessoal qualificado dispõe dos mais modernos equipamentos. No campo do bem-estar, não faltam as massagens holísticas, ayurvédicas e diversos tratamentos de rosto e corpo.

 

A integração de todos estes recursos permite realizar programas de Medical Spa "Step by step". Ou seja, programas específicos e personalizados, "construídos à medida das necessidades de cada pessoa, e que se baseiam em processos clínicos e visam tratar questões de saúde, crónicas ou mais ligeiras", diz o médico responsável pelo Aquadome, João Paulo Duarte. Anti-stress, antitabágico, recuperação de cirurgias estéticas, emagrecimento e obesidade infantil são algumas das maleitas incluídas neste tipo de programas. "Há cada vez mais procura neste mercado e nós estamos com capacidade de resposta", diz o médico.

 

Nos programas de emagrecimento, há um workshop que vale a pena referir. A nutricionista leva o paciente a uma ida às compras. Não para comprar mas para ensinar a comprar. "Não basta escolher os produtos que dizem ligth ou diet. Há que saber ler os rótulos dos produtos: as quantidades de hidratos de carbono, de lípidos ou de açúcar", diz a nutricionista Odete Oliveira. Daí que não seja de estranhar que, mesmo depois de deixarem o hotel, lhe liguem assim que se sintam tentados com algum "pecado mais mortal" que possa pôr em causa o esforço do trabalho realizado até então.

 

O renovado balneário termal, que está na essência deste projecto, pretendeu dinamizar o termalismo em Portugal com uma oferta diferenciada e moderna, para pessoas de todas as idades. "Apesar da tradição e da riqueza das nossas águas, o conceito de termalismo clássico parou no tempo, agarrado a uma legislação que datava de 1928. Apenas contemplava curas, ignorando a prevenção ou o bemestar", explica o administrador do grupo IMB Natura, Luís Veiga.

 

A revisão da legislação termal, há quatro anos, e a cedência da Câmara Municipal da Covilhã da exploração dos terrenos e das termas ditou a viabilidade deste projecto. "Hoje em dia, algumas termas já incluem áreas de ''relax'' e bem-estar, como é o caso de São Pedro do Sul, só que a maior parte funciona sazonalmente e em edifícios específicos, separados de hotéis. Aqui temos tudo integrado. É uma oferta única no país", diz Luís Veiga.

 

A cadeira de Sabina

 

Estar na maior área protegida de Portugal e não fazer um passeio pedestre é como ter um jardim sem flores. Por isso, a Fugas aceitou o desafio do guia André Matos e caminhou pelo verdadeiro caminho de cabras, ou canada, como é denominada. Trilhos empedrados e ladeados por muros criados para evitar "guerras" entre os pastores e os agricultores e por onde se deslocavam os rebanhos. Enquanto caminhamos, André Matos mostra a fauna e flora que predominam na serra. É fácil identificar a hortelã silvestre ou o rosmaninho pelo cheiro, e ficamos a conhecer a carqueja e a urze, arbusto de flor branca ou roxa. Um suave chilrear desperta-nos a atenção. Segundo o guia, são melros d''água ou pintarroxos, espécies que habitam a região muito procuradas pelos observadores de pássaros.

 

No percurso trilhado, vamos encontrando alguns buracos por entre as pedras e vegetação que ladeiam os caminhos. "São as tocas dos lobos", diz André Matos. "Era aqui que os lobos se escondiam para apanharem algumas ovelhas à passagem dos rebanhos."

 

Chegamos perto de uma pedra que tem a forma de uma cadeira e André diz-nos que está na origem de uma das mais bonitas lendas de amor da região, que envolve um padre e uma princesa. Ao que se conta, era aqui que a princesa Sabina vinha sentar-se enquanto pensava no seu amado, o Aleixo. São histórias e lendas como estas que fazem com que nem se dê pelo tempo passar e que transportam para outros tempos quem as ouve. É o caso da que está na origem do nome Unhais da Serra: parece que os pastores deixavam crescer as unhas para poderem apanhar as trutas nos riachos...

 

O que fazer

 

Criar emoções através da natureza envolvente é o que se propõe a equipa de guias e animadores deste complexo hoteleiro. Desde caminhadas de uma hora ou de um dia inteiro, passando por actividades de orientação, circuitos de bicicleta de montanha ou passeios de jipe, há muito por onde escolher. O hotel pode ser também um ponto de partida para percorrer as aldeias históricas de Almeida, Castelo Mendo ou Idanha-a-Nova. E existem ainda muitos outros locais de interesse para quem quiser descobrir a região: o Museu dos Lanifícios na Covilhã; o solar do queijo em Celorico da Beira; o Museu Judaico, o Eco-Museu do Zêzere e a Igreja de Santiago, em Belmonte; o Museu do Brinquedo e do Pão em Seia ou uma volta pelo núcleo histórico de Alpedrinha, Penamacor e Trancoso. Se tem uma actividade diferente que gostava de fazer, a equipa de guias e animadores do hotel está sempre ansiosa por novos desafios.

 

Como ir

 

Situado em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, na vila de Unhais da Serra, o hotel fica a 20 quilómetros da Covilhã, 35 do Fundão e 70 de Castelo Branco e da Guarda.

 

Do Porto são 240 quilómetros: A1 em direcção a Viseu-Guarda através da A23 (A25), seguir na direcção de Castelo Branco/Lisboa, até à saída para a Covilhã Sul. Depois seguir na direcção de Tordosendo e, uma dezena e meia de quilómetros de curvas à frente, encontra Unhais da Serra.

 

De Lisboa são 290 quilómetros. A1 em direcção a Abrantes/Torres Novas e depois tomar a A23 até à saída para a Covilhã Sul e seguir na direcção de Tordosendo e, uma dezena e meia de quilómetros de curvas à frente, encontra Unhais da Serra.

 

De Faro: A2 até apanhar a A13, onde se segue até Santarém. Entrar na A1 em direcção Porto/Abrantes/Torres Novas e depois tomar a A23 até à saída para a Covilhã Sul. Seguir na direcção de Tordosendo e, uma dezena e meia de quilómetros de curvas à frente, encontra Unhais da Serra.

 

Preços

 

O hotel dispõe de 90 quartos, dos quais 17 são suítes e suítes duplex. Todos os quartos estão equipados com LCD e TV satélite, telefone, ar condicionado, secador de cabelo, minibar, cofre e wireless. Alojamento em quarto duplo a partir de 90 euros, durante a semana e de 120 ao fim-de-semana. Pequeno-almoço incluído. Crianças até aos 5 anos não pagam. Programas Medical Spa - sem alojamento: a partir de 1100 euros (Anti-Stress para 3 dias/2 noites) até 4280 euros (Emagrecimento para 15 dias/ 14 noites). Programas especiais - Feel The Romance (2 dias e 1 noite) 180 euros e Wellness (3 dias e 2 noites) 321,50 euros. Preços por pessoa em quarto duplo, em vigor até 31-11-2010.

 

Nome
H2otel Congress & Medical SPA
Local
Covilhã, Unhais da Serra, Av. das Termas
Telefone
275970020
Website
http://www.h2otel.com.pt
--%>