O InLima sabe o que o corpo precisa e respeita os seus desejos em pezinhos de lã. Não é demasiado grande sem ser muito pequeno, tem 30 quartos com varanda. Não se expande na paleta de cores e concentra-se nos tons suaves, sofás claros, paredes brancas, para não desconcentrar o olhar e não desassossegar os neurónios. Não é pretensioso e, por isso, não compete com a gastronomia da região, disponibiliza o pequeno-almoço e faz questão de sugerir casas de sábias mãos para a cozinha da região — sim, estamos a falar de arroz de sarrabulho acompanhado por rojões de porco, farinhotas e várias formas de enchidos. Não esconde segredos com várias propostas do que vale a pena conhecer na vila. Tem um bar que abre o apetite para a gastronomia daquelas bandas, serve cocktails e aperitivos dentro de portas ou na esplanada. E tem o spa para massagens, banhos turcos e aromas que confirmam que a natureza sabe fazer as coisas como deve ser. A decoração é sóbria, ciosa dos seus detalhes, e a equipa, totalmente feminina, tem sorrisos que saem naturalmente. Genuínos.
Se não é de calma que queremos falar, o InLima também não facilita. Tem sala de reuniões para homens e mulheres de negócios, ou para aulas de formação, um auditório simples apetrechado com o que é preciso e insonorizado à maneira. Se for necessário um almoço no hotel, para não perder tempo, o staff trata de tudo. Prepara almoços volantes, buffets, à medida do que o cliente precisar.
O InLima tem dois trunfos. O que tem por dentro e aí estamos a falar de descanso. E o que tem à sua volta. Espaços verdes, um rio, esplanadas em várias ruas, uma vila que se diverte noite dentro, comida tradicional, museus, cantos e recantos para descobrir, o café da esquina, o Lima, que regista o passar do tempo num relógio com bordados a ponto de cruz. É sábado à tarde, não tardará a cair a noite, e do outro lado da margem há uma aula de cycling bastante animada e concorrida com música enérgica a acompanhar. Nesse rio de treinos do canoísta da terra, Fernando Pimenta, tetracampeão europeu de canoagem, atleta olímpico que tem conquistado várias medalhas para o país.
Patrícia Gonçalves, que faz parte do grupo Monte, proprietário do hotel e que tem negócios noutros ramos — do imobiliário ao ambiente, com uma forte presença em Angola — sabe que a dinâmica da vila joga a favor do InLima. “É uma vila que tem muita procura. Tem um programa cultural intenso.” Emmy Curl, a jovem cantora de Vila Real, está esta noite no Teatro Diogo Bernardes. E a tradicional Vaca das Cordas aproxima-se: a garraiada no centro da vila está marcada para 20 e 21 de Junho. O convite do InLima é simples mas cheio de significado: “Junte o melhor do seu mundo e o melhor do nosso”. O charme de um hotel e o carisma da vila mais antiga do país.
A Fugas esteve alojada a convite do InLima Hotel & Spa
__________________________________
Como chegar
Do Porto a Ponte de Lima são cerca de 45 minutos. Seguir pela A3 em direcção a Braga e depois pela EN203. Fica a 35 minutos do aeroporto do Porto.
- Nome
- InLima Hotel & Spa
- Local
- Ponte de Lima, Ponte de Lima, Rua Agostinho José Taveira, ?Lote 6
- Telefone
- 258900050
- Website
- http://www.inlimahotel.com/
- Observações
- Tem 30 quartos e está situado muito perto do centro de Ponte de Lima.