Aqui também se fazem massagens aos pés, às pernas, às costas, ao pescoço, onde quer que os peregrinos queiram pôr os músculos no devido lugar. Os caminhos de Santiago de Compostela passam à porta do InLima Hotel & Spa, hotel de quatro estrelas que fica juntinho ao centro de Ponte de Lima, a vila mais antiga de Portugal. Este hotel de charme sabe que a localização é um dos seus maiores trunfos. Por isso, aproveita-a ao máximo. A dois passos do coração de uma vila, preserva a tranquilidade que enche o peito com a privilegiada vista para um rio e uma bela avenida de frondosos plátanos.
Natália Ramos é pequena no corpo, mas grande nas mãos. É terapeuta do spa do InLima, que fica no piso inferior, com um simpático e envidraçado hall com vista para a variada flora que cresce lá fora, com sofás que despertam a preguiça. Quando as suas mãos entram em acção é de intensidade que falamos. Natália sabe o que cada centímetro de pele realmente precisa. Com um tímido sorriso, sem muita conversa, apenas as palavras necessárias — porque os ouvidos também precisam de descanso — comanda as operações em vários compartimentos com música para relaxar e odores que parecem meticulosamente criados para cada ocasião.
Não são apenas os peregrinos que lhe passam pelas mãos e que, por vezes, lhe pedem a massagem de relaxamento dos pés à cabeça. O menu é recheado para momentos que se querem de verdadeira evasão. Para clientes do hotel e não só. Natália passa do que está escrito no cardápio à acção logo que a escolha esteja feita. O menu está bem preenchido e escolher que partes do corpo mimar nem sempre é fácil. Há massagens para vários gostos, de relaxamento à chinesa, da pré-natal à terapêutica. Sozinho ou acompanhado, a um ou a dois, como se queira. Tratamentos faciais para homem e mulher, envolvimentos corporais para combater o stress, com chocoterapia ou vinoterapia, esfoliação com sais marinhos e polpa de coco, seguida de argila branca e algas marinhas, terminando com fragrâncias de flores exóticas. Há também o sabão preto marroquino que detecta facilmente as células mortas da pele para as eliminar e há também banho turco e alguns rituais que vieram ao mundo para tratar da beleza da pele e relaxar o corpo — um perfeito dois-em-um. O ritual InLima, com o nome da casa para não deixar créditos por mãos alheias, começa com uma esfoliação com grãos finos de caroço de azeitona, passa para um envolvimento do corpo com argila branca e óleo essencial. Para ela, de lavanda. Para ele, de alecrim. Passa-se ao duche e segue-se uma massagem de relaxamento com óleo essencial de gerânio para ela e de eucalipto para ele. Duas horas na horizontal com os músculos à mercê das mãos de Natália que ali chegou e ali ficou.
O edifício branco de linhas modernas desenhadas a régua e esquadro, espécie de paralelepípedo avantajado em janelas envidraçadas e varandas, não é um corpo estranho nesta paisagem. Num parque verde com vista para o rio Lima, o InLima, hotel com spa que se espreguiça calmamente, encaixa-se perfeitamente no cenário. E é de calma que vamos falar. Na margem do rio da vila mais antiga de Portugal — reza a história que Ponte de Lima recebeu o foral das mãos de Dona Teresa em Março de 1125, já lá vão uns valentes séculos — é possível conjugar vários verbos sem pressas e sem perder o norte. Descansar, relaxar, dormir, visitar, massajar, descobrir, passear, comer. Por esta ou por qualquer outra ordem, como se queira, este hotel quase que nos adivinha os pensamentos. Do nosso quarto avista-se o rio, os frondosos plátanos, uma parte do Museu dos Terceiros, e espreita-se o centro da vila, onde abundam esplanadas, restaurantes e bares que se enchem de gente ao final da tarde. Ali também está a mítica e antiga ponte de pedra que ilustra os postais de Ponte de Lima.
- Nome
- InLima Hotel & Spa
- Local
- Ponte de Lima, Ponte de Lima, Rua Agostinho José Taveira, ?Lote 6
- Telefone
- 258900050
- Website
- http://www.inlimahotel.com/
- Observações
- Tem 30 quartos e está situado muito perto do centro de Ponte de Lima.