Fugas - hotéis

Hotel Astória Coimbra

Por Luís Maio ,

Mais do que um hotel, o Astória é uma instituição coimbrã. Na verdade, nem sequer era para ser hotel, uma vez que o edifício de gaveto, frente ao rio e à Avenida Emídio Navarro, estava destinado a ser agência da companhia de seguros Nacional.
Projectado pelo arquitecto portuense Oliveira Ferreira, e construído em 1915-1919, viria a ser arrendado a Alexandre Almeida, que se tornaria num dos mais conceituados hoteleiros de Portugal. De maneira que o edifício nunca chegou a funcionar como agência, sendo inaugurado como hotel em 1926, qualidade na qual veio depois a ser ampliado em meados dos anos 40.

Muito Beaux-Arts na fachada e na grande cúpula, que remata o corpo do hotel, o Astória denota por outro lado referências Art Deco nos interiores, nomeadamente na sua belíssima porta de entrada giratória. Hotel de gare e hotel urbano, era na época "um dos mais luxuosos em Portugal e o primeiro edifício em Coimbra com ascensor e aquecimento central, mesmo se não tinha casa de banho nos quartos (até aos anos 80)".

Susana Lobo é arquitecta, gosta de hotéis e vive Coimbra. Não admira, então, se este é um dos seus hotéis favoritos aquele mesmo onde nos marcou o encontro de que resultam estas linhas. Daí a inevitável denúncia, decorrente do quasi abandono a que o Astória foi mais recentemente votado. "Deixaram fechar o café e o restaurante que servia os famosos vinhos do Buçaco. É estranho porque tem tudo para ser o mais importante de Coimbra e o que se verifica é um desinvestimento cada vez maior neste hotel. Tem a ver com uma certa perda de vida, mesmo decadência, no centro da cidade, mas não só. Não compreendo como é que a cidade de Coimbra não consegue manter um hotel como este, quando no ano passado inaugurou com grande sucesso um novo Vila Galé".

Nome
Hotel Astória Coimbra
Local
Coimbra, Almedina, Av. Emídio Navarro, 21
Telefone
239853020
Website
http://www.almeidahotels.com
--%>