Fugas - hotéis

Hotel Turismo da Guarda

Por Luís Maio ,

"É um hotel pesado, não seria a minha primeira escolha no que respeita à década de anos 40. Escolhi-o, no entanto, porque marca uma viragem, no sentido da imposição de um estilo oficial". Essa viragem crucial, referida por Susana Lobo, começou a esboçar-se com o Concurso do Hotel Modelo, lançado em 1933 pela revista Notícias Ilustradas com o apoio do Comissariado de Turismo.
Oito arquitectos foram convidados a desenhar número igual de hotéis, um por província portuguesa da Metrópole, todos sob a batuta de Raul Lino e do seu receituário de "Casas Portuguesas".

A iniciativa veio antecipar a entrada numa nova fase de procura interna, dominado pelo automóvel e pela camioneta, mas curiosamente deu lugar a uma exposição itinerante que percorreu o país de comboio. Um dos primeiros destinos dessa exposição foi a Guarda, onde o departamento de turismo logo aproveitou para mandar construir um hotel não exactamente igual, mas muito na linha desses modelos. Iniciado em 1936 e inaugurado em 1947, o Hotel Turismo da Guarda segue o guião de Raul Lino, mesmo se é menos rústico e mais clássico que as Pousadas de Portugal, também saídas desse molde.

O hotel riscado por Vasco Regaleira não sofreu alterações de fundo até ao ano passado, quando foi comprado à edilidade pelo Instituto de Turismo de Portugal para aí sediar uma instituição escolar. A mudança de funções requereu ampliações, mas o núcleo central mantém-se intacto.

Nome
Hotel Turismo da Guarda
Local
Guarda, São Vicente, Praça do Município
--%>