Inaugurou em finais de Agosto, mas funciona já desde Maio com um nível de ocupação a rondar os oitenta por cento. Melhor que tudo o que se possa dizer para caracterizar o mais recente hotel do grupo Pestana, os números mostram de forma clara tratar-se de uma excelente escolha, mais a mais num mercado que não só é muito exigente mas que tem também níveis de competitividade e concorrência muito acima da média.
Para isso contribui também o facto de poder oferecer o melhor de dois mundos. Fica num dos lugares mais sossegados e acolhedores de Berlim, mas ao mesmo tempo a dois passos de alguns dos locais mais importantes e excitantes da cidade. Também o facto de se tratar de uma unidade de proporções contidas parece contribuir para a atractividade deste quatro estrelas superior, que ocupa um edifício de cinco andares mais um e instalado num quarteirão próprio.
E se na localização e implantação pode estar um dos pontos mais interessantes deste hotel, esta é também uma história de sucesso e um bom exemplo da chamada diplomacia económica. Ou seja, da cooperação entre a rede diplomática e os interesse dos investidores nacionais, que é como quem diz da economia do país. O terreno foi sinalizado pela embaixada de Portugal na capital alemã, que era conhecedora do interesse do Grupo Pestana de ali se instalar. "Um bom negócio", como explicou Dionísio Pestana, tendo em conta a excelente localização e enquadramento e o facto de para ali estar antes projectado outro empreendimento de uma empresa, igualmente estrangeira, que dele desistiu face às dificuldades da conjuntura económica.
O Pestana Berlim dispões de um total de 142 quartos, incluindo duas suites e 12 alojamentos executivos. Estes últimos são os quartos do piso mais elevado, que, por estar mais recuado, proporciona generosos terraços, que, além do mais, oferecem uma excelente panorâmica sobre o centro da cidade e o extenso parque de Tiergarten.
Confinando com o maior parque da cidade - e um dos maiores do mundo -, está também numa zona nobre e privilegiada, onde estão instaladas grande parte das embaixadas na capital alemã. O vizinho mais chegado é a representação diplomática da Coreia do Sul e do outro lado da rua está o complexo que alberga as representações dos países nórdicos.
Quanto à conveniência da localização, bastará dizer que na outra ponta do parque estão as Portas de Brandemburgo e o centro político, e, no sentido oposto, fica a palpitante zona comercial de Kufürstendam, igualmente acessível a pé e a escassos minutos.
A par do ambiente de sossego, dimensões contidas e localização privilegiada, a unidade do Grupo Pestana tem ainda o estratégico enquadramento da classificação quatro estrelas superior, o que a coloca fora da concorrência directa com as grandes cadeias internacionais dos cinco estrelas, todas instaladas na capital alemã.
Com áreas de circulação amplas, os quartos têm também espaço suficiente, estando decorados em estilo moderno e de grande funcionalidade. Além do piso climatizado nas casas de banho, todos os quartos dispõem de ligação iPod e Internet gratuita. Outra oferta que é pouco comum nos hotéis da mesma categoria é o complexo de bem-estar, composto por um ginásio, uma pequena piscina, banho turco e jactos de água, que estão instalados na parte de trás do piso térreo.
É também no piso térreo que está também aquela que nos parece a parte mais acolhedora do hotel. O bar e restaurante, que, além da fachada completamente envidraçada voltada para a rua lateral, incluem uma longa e confortável esplanada. O único senão é que, uma vez ali instalados, esmorece a vontade de ir ao descobrimento dos bares da cidade.
O restaurante privilegia as ementas e produtos de origem nacional, pelo que bem se pode dizer que o hotel é um símbolo de Portugal no coração da capital alemã.
- Nome
- Pestana Berlim Tiergarten
- Local
- Estrangeiro, Alemanha, Stülerstrasse 6 - Berlin Zentrum
- Telefone
- 0049030311759000
- Website
- http://www.pestana.com/pt/pestana-berlin-hotel