Fugas - hotéis

  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda

Continuação: página 2 de 3

É uma aldeia portuguesa, com certeza


COMO IR
O melhor caminho, que é justamente o aconselhado nos folhetos do Bairro do Casal, é este: a partir da A25, tomar a saída 28 A para o IP2/Bragança, direcção Vila Nova de Foz Côa. Tomar entretanto a direcção de São João da Pesqueira. Em seguida, virar à direita para Freixo de Numão e depois seguir as indicações para Murça. Uma vez na freguesia, é preciso virar à esquerda para chegar ao Bairro do Casal, que está devidamente assinalado.

O QUE FAZER

Quem for ainda em Março, não poderá fugir ao espectáculo florido das amendoeiras. Foz Côa apresenta-se ao mundo como a capital portuguesa da amendoeira e tem em marcha um programa para a celebrar que decorre até ao fim do mês. Há concertos, desfiles etnográficos, concursos de fotografia ou montarias ao javali, para dar só alguns exemplos. E ver as amendoeiras em flor vale mesmo a pena. Quilómetros atrás de quilómetros, mantos esbranquiçados ou rosados polvilham de cor os olivais e dão um encanto extra à paisagem de socalcos.
As actividades na natureza são, aliás, as mais recomendadas na região. O rio Douro está a uns cinco quilómetros do Bairro do Casal e nesta altura do ano, assim haja pernas, até pode ser boa ideia caminhar até lá. Sem pressas, poderá sentir o cheiro doce das amendoeiras que salpicam as encostas ou deitar o olho à ribeira de Murça, que por estes dias corre num fiozinho apenas. Aqui a seca nota-se e bem: nos cursos de água e nos montes que, às portas da Primavera, exibem fachadas de Verão, de tão sedentos de chuva.
Mais uns passos e já começará a ver o Douro. Desça em direcção à ponte do comboio e surpreenda-se com o que vai encontrar. Sim, é um lugar-comum, mas aqui assenta como uma luva: neste lugar o tempo parece ter parado. Ouvem-se apenas pássaros a cantar à desgarrada, a luz do sol reflecte-se no espelho do Douro e as laranjeiras à beira-rio compõem a moldura. Apetece estender uma toalha na erva e ficar a ouvir o cão que ladra do outro lado do rio. Do outro lado do silêncio.
Última sugestão: o Côa está aqui tão perto e isto é sinónimo de arte rupestre. O Museu do Côa é imperdível, não apenas pelo seu espólio, mas também pelas vistas que daqui se alcançam sobre os dois rios (Douro e Côa). Quem quiser ver as gravuras in loco, nos três núcleos que recebem visitas (Penascosa, Canada do Inferno e Ribeira de Piscos), deve lembrar-se que tem que fazer a reserva antecipadamente. 


ONDE COMER
As cinco casas do Bairro do Casal têm cozinha equipada - quem quiser pode abastecer-se antecipadamente e fazer as refeições dentro de portas. Em alternativa, a Petiscaria Preguiça serve boa comida caseira a preços honestos. A ementa não é muito longa, mas têm fama (e proveito!, garantimos) a açorda de peixe e o peixe frito do rio. 
Em Vila Nova de Foz Côa, uma boa alternativa é O Bruiço. Destaque para a meia rate (posta de carne), as sobremesas com amêndoa da região (deliciosas!) e a boa disposição dos funcionários. 

Petiscaria Preguiça
Mós, Vila Nova de Foz Côa
Tel.: 279789432 
Email: ppreguica@gmail.com

Restaurante O Bruiço
Estrada Nacional 12, Lugar do Frango, Vila Nova de Foz Côa
Tel.: 279764379

___

Nome
Bairro do Casal
Local
Vila Nova de Foz Côa, Murça, Murça, Vila Nova de Foz Côa
Telefone
279788162
Website
http://www.bairrodocasal.pt
--%>