A 13 quilómetros de Espanha, a antiga atalaia povoada à força foi sobrepondo muralhas e passou de castelo a fortaleza. É uma mistura de sangue e fé, contra os mouros fez o reino de Portugal crescer para Sul. A vila habituou-se às dificuldades e à seca, daí esta ligação forte ao rio. Fez da água a sua força, durante os cercos e nos verões guardava a água da chuva. Ainda existe a antiga cisterna, construída no século XVI.
É, também, uma vila de contradições. Na época da Restauração e na altura de maior êxodo populacional, no declínio da terra, foi ao mesmo tempo o início do esplendor do local. A paz romana das margens frescas do rio perduram até hoje, uma história contada em poucas palavras - da pedra lascada aos bordados com castanha, essa estranha arte que passa pelas mãos das gerações e que chegou até hoje.
Os marvarenses são 185. Estóicos os que ficam, permanecem ou vão-se deixando estar. Na Portagem, a família Garraio é uma das resistentes. Por ali ficou. Julieta precisa tanto de mar como da paz do interior, por isso vai a Lisboa ou à costa alentejana todas as semanas, mas é nesta vila que recebe nos seus dois restaurantes (é aqui que também se testa a gastronomia regional no Restaurante Sever ou os grelhados no carvão na Churrasqueira Sever) e no seu hotel. Aqui serve quem procura descansar na vila das pedras esculpidas e telhas mouriscas, dos portais românicos e dos arcos góticos, das varandas de ferro forjado do século XVII da antiga casa do governador.
Como ir
A partir do Porto: seguir pela A1 em direcção a Sul até Torres Novas, mudar para a A23, sair no nó de Portalegre e seguir pela Estrada Nacional para Castelo de Vide e Marvão.
A partir de Lisboa: seguir pela A1 em direcção a Norte até Torres Novas, mudar para a A23, sair no nó de Portalegre e seguir pela Estrada Nacional para Castelo de Vide e Marvão.
- Nome
- Hotel Sever
- Local
- Marvão, São Salvador da Aramenha, Portagem - São Salvador da Aramenha
- Telefone
- 245993192