Fugas - hotéis

  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda
  • Adriano Miranda

Um hostel também pode ser um local de cura

Por Maria José Santana ,

O Pharmacy Hostel abriu na Curia, um pequeno paraíso da Bairrada conhecido pelo seu parque termal. Mais do que uma unidade de alojamento, promete ser um novo motivo de atracção à terra do leitão e do espumante.

O nome fica a dever-se ao facto de o edifício ter acolhido, durante décadas, a farmácia que serve a estância termal da Curia. É que, vistas bem as coisas, uma unidade de alojamento acolhedora q.b. até pode proporcionar um “remédio” para os males da correria diária. E é precisamente essa a aposta do Pharmacy Hostel: envolver os seus hóspedes num verdadeiro processo de cura. Dito assim, até pode parecer um exagero — afinal de contas, estamos a falar de um hostel — mas há vários pormenores que ajudam a comprovar esta teoria.

A começar, desde logo, pelo cenário no qual o Pharmacy Hostel está enquadrado. A escassos metros desta unidade de alojamento, os hóspedes encontram um parque de uma beleza ímpar, que para muitos já dispensa apresentações. O Parque da Curia — que alberga o complexo termal — convida a um passeio prolongado ao longo do seu lago artificial, campos de jogos e casa de chá. 

E se for preciso retemperar forças, o próprio Pharmacy oferece condições excelentes para o descanso. Seja no bar do hostel, Pharmacy Coffee-Shop & Bar — que está aberto diariamente até às 23h e no qual são também servidas refeições mais ligeiras, como tostas e sanduíches —, ou na esplanada instalada no pátio do edifício, ou até mesmo na sala de estar, o conforto é a palavra de ordem. Assim como em cada um dos quartos instalados ao longo de três pisos.

O Pharmacy conta com dois quartos duplos, um triplo e um quádruplo — todos com casa de banho privativa. A complementar a oferta do hostel está ainda uma suite com dois quartos, sala de estar, TV cabo, Internet e casa de banho; bem como dois dormitórios com casa de banho partilhada (são 26 camas no total). E há um detalhe comum a qualquer um dos quartos que, atendendo àquela que é a norma neste tipo de alojamentos, consegue, desde logo, marcar a diferença: a unidade disponibiliza toalhas e gel de banho para todos os hóspedes. Mas há mais “mimos” inesperados: o pequeno-almoço está incluído no preço dos quartos e aqueles que viajam de automóvel podem contar com um parque de estacionamento privativo gratuito.

Moderno e vintage

A partir do exterior, o Pharmacy até pode parecer uma casa igual a tantas outras. A fachada do imóvel não deixa adivinhar o resultado fantástico que foi conseguido no interior. O projecto de decoração, que aposta num estilo que mistura o moderno e o vintage, é assinado pela designer de interiores Maria Viena mas também tem o cunho pessoal dos três jovens empreendedores bairradinos — Pedro Costa Pereira, Carina Batista e Pedro Silva — responsáveis pelo surgimento deste hostel. E se há coisa que salta à vista na decoração são as inúmeras referências às tradições e história da Curia, bem como à antiga farmácia que habitou, anteriormente, o edifício.

Em vários espaços da unidade, os hóspedes vão encontrando instrumentos antigos farmacêuticos — frascos e utensílios de laboratório — e não deixa de ser surpreendente o aproveitamento que foi feito dos velhos móveis da farmácia, que agora ganharam nova vida no bar do hostel. A palavra de ordem foi recuperar tudo o que era possível — até mesmo a velha caixa registadora! —, perpetuando usos e costumes de outros tempos.

Nome
Pharmacy Hostel
Local
Anadia, Tamengos, Rua do Pinheiro Manso
Telefone
231525712
--%>