Fugas - hotéis

  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido

Continuação: página 2 de 2

Um brilho muito clássico sobre uma praça toda moderna

GUIA PRÁTICO

Como ir
O acesso de automóvel a Guimarães é facilitado pela rede de auto-estradas que serve a cidade. Desde o Porto (ou do Sul do país), siga a A3 até Famalicão, tomando depois a A7. A Norte, desde a fronteira de Valença, o ideal é usar a A3, até Braga, e depois a A11. E para quem vem do interior Norte, a A11 é também a melhor opção. De comboio, há ligações diárias a Lisboa por Intercidades (chegada depois das 21h30) e várias ligações por comboio urbano com o Porto ao longo do dia.

Onde comer
O hotel EMAJ partilha a localização na Praça do Toural com alguns dos espaços de alimentação mais conhecidos da cidade: dos doces da Pastelaria Clarinha aos finos bem servidos e refeições rápidas da cervejaria Martins, passando pelo competente restaurante Oriental. Mas as melhores opções para uma refeição estão no interior do quarteirão histórico, também à distância de uma curta caminhada. Em dias de calor, sabe bem uma refeição ligeira e a sugestão é experimentar os peticos, conservas e cervejas artesanais do Manifestis Probatum, na Rua Egas Moniz. O serviço é atencioso, as sobremesas também são boas e há uma interessante selecção de vinhos.

O que fazer
Se vem à procura da Guimarães histórica, a área classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 2001 está a uma dúzia de passos do hotel. A antiga porta da vila, ainda marcada no piso, está em frente à entrada do EMAJ e é o melhor acesso ao centro histórico. Em linha recta, encontra a Praça da Oliveira, uma das mais emblemáticas da cidade e, a partir daí, explore as ruas medievais, subindo em direcção ao Castelo e Paços dos Duques. Mas a cidade mudou muito nos últimos anos e tem hoje uma oferta cultural contemporânea alargada. O Centro Cultural Vila Flor é de visita obrigatória, quanto mais não seja pela beleza dos seus jardins. Bem perto da unidade hoteleira, a Plataforma das Artes e Criatividade acolhe o Centro de Artes Internacionais José de Guimarães, dedicado à obra do artista plástico português nascido na cidade, e que recebe periodicamente outras obras de criadores nacionais e estrangeiros, em diálogo pertinente com o acervo permanente. Na esquina de saída do hotel, desça a Rua D. João I, uma das mais antigas da cidade, para conhecer o novo Oeste de Guimarães, onde as casas pitorescas se cruzam com oferta cultural alternativa, onde sobressai o Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura.
 

Preços: Os preços variam entre os 125 e os 175 euros por noite. Os quartos mais acessíveis ficam na ala moderna do edifício e o mais caro é a suíte no último andar da ala clássica. Os quartos clássicos premium, com varanda sobre a praça do Toural, custam 150 euros.

 

A Fugas esteve alojada a convite do Hotel EMAJ

Nome
Hotel EMAJ
Local
Guimarães, São Paio (Guimarães), Praça do Toural, 116
Telefone
253540640
Website
http://www.guimaraesemajboutiquehotel.com/
--%>