Fugas - hotéis

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Hoje a lição é sobre a arte de descansar

Por Luís J. Santos ,

Era uma antiga escola primária abandonada. Agora é um novo turismo rural que resulta de um trabalho de dedicação total. À beira da costa alentejana, nas vizinhanças de Porto Covo, fomos fazer contas à paz e sossego. Na Cabeça da Cabra, aprende-se a arte da reflexão.

Como antes faziam tantos alunos vindos dos campos em volta, chego a pé à minha escola primária. Mochila às costas, pasta na mão, chego porém atrasado às aulas. É que acabaram há já umas duas décadas. Noite cerrada, entre os montes isolados e os seus caminhos, a antiga escola primária da Cabeça da Cabra surge quieta e cuidada, envolta por uma orquestra de grilos e cães. Por fora, o tempo não parece tê-la alterado. Na fachada, brilha vivo o “Escola Primária” com que nasceu nos anos de 1950 e que tanto apela à nostalgia de muitos, cercada pelo murinho em volta, com as suas pequenas cancelas, a entrada até à porta de velha madeira, o pau de bandeira que continua erguido e com um jardim frondoso. Assim de repente não diríamos que é uma das muitas centenas de escolas que vão fechando país fora. Mas isto é porque o abandonado edifício tem vida nova para dar a este recanto alentejano que, parecendo isolado, fica a meia dúzia de quilómetros de Porto Covo e das praias. Por fora parece tudo na mesma, lá dentro é um mundo novo.

Casa de Campo, desde o Verão passado, a Cabeça da Cabra deixou de ter duas salas para alunos e passou a ter quatro estúdios-suítes para hóspedes, com um preço de 70€ por noite em quarto duplo (excepto Loft Suite, que no Verão custa 90€/ noite).  Obra de Maria Santos e da irmã, Suzete, que aproveitaram um dos leilões de venda de escolas primárias (no caso da autarquia de Sines) para se dedicarem ao turismo. Não é um caso de nostalgia, até porque Maria, a nossa anfitriã, e a irmã não têm ligações familiares ao local –“e a minha escola primária já era daquelas dos anos 80, em Sines”, conta-nos. Aqui, a nostalgia fica guardada para as visitas de antigos alunos. “As pessoas gostam de ver a escola cuidada, ficam comovidas, porque por fora parece que nada mudou”.

Ligada à engenharia civil, Maria estava a precisar de “uma mudança de vida” e tinha o “sonho de abrir uma casa de hóspedes”. Surgida a oportunidade, quis o destino que fosse a única licitação a esta velha escola. E assim mudou a sua vida e a da Cabeça da Cabra. Agora, é Maria a mestra da escola primária tornada alojamento. Vive grande parte do tempo aqui e é anfitriã sempre presente para tudo o que os hóspedes precisarem. A grande “aventura” foram as obras mas, felizmente, tinham sido feitas obras recentes no telhado, além de que o edifício tem paredes de pedra com 60cm de largura. “Apesar de aparentar estar degradada”, estava “em bom estado”, aproveitando-se muito do original, incluindo o chão ou as portas de sólidas madeiras.

Entramos no nosso apartamento sob as arcadas das traseiras, que, a exemplo dos outros, é de uma eficiência simples, decoração minimal, clarinho e arejado, apetrechado para a estadia (casa-de-banho privada, kitchenette, minifrigorífico, microoondas, máquina de café, livros, Internet wi-fi por todo o lado). No caso, temos um estúdio com a cama nas alturas em mezanino. O que não temos, curiosamente, é qualquer memória decorativa de… escola primária. “Já não havia mobiliário original, nem quadros nem nada. Podíamos ter recriado tudo mas não quisemos forçar o conceito”, explica-nos Maria. “A escola obviamente que é uma escola”, ri-se; “é tão óbvio que não achamos necessidade de vincar que estamos numa. Achamos mais importante o enquadramento e a beleza do edifício”.

Nome
Cabeça da Cabra - Casa de Campo
Local
Sines, Porto Covo, Lugar da Cabeça da Cabra
Telefone
966295432
Website
http://cabecadacabra.com/
--%>