Fugas - hotéis

  • DR
  • DR
  • DR

A paz veste-se de negro

Por Mara Gonçalves ,

É a prova de que tranquilidade e aconchego nem sempre têm de rimar com tons claros e luminosos. Aqui quase tudo se cobre de cores escuras para criar um ambiente cavernoso, onde sobressaem peças de decoração arrojadas que dão a este Evidência um ar elegante e cheio de Atitude.

Entramos no hall da recepção e somos invadidos por um mar de negro. O chão é preto, as paredes também, assim como o tecto e grande parte do mobiliário. Tudo traçado a linhas rectas e modernas, as fachadas envidraçadas a devolver a luz necessária. Inesperada, uma grande nuvem branca levita a poucos metros do chão, sobre os dois compridos sofás de cobre brilhante, que partilham o tom quente dos poucos elementos decorativos. Sentado no braço de um sofá, mais um elemento inusitado: um manequim preto com asas de penas negras e colar dourado remata o cenário de boas-vindas.

“Queremos que as pessoas se sintam em casa e não num hotel descaracterizado e igual aos outros”, defende a directora comercial do Evidência Belverde, relembrando a máxima do grupo: “Criar habitats autênticos”. O objectivo da nova unidade hoteleira, inaugurada em Agosto do ano passado na Aroeira (concelho do Seixal), era ser um “refúgio”, “aconchegante e que desse a sensação de se estar mesmo out of bounds [fora de alcance]”, mas fugindo aos tons crus que geralmente acompanham semelhante caracterização. “Hoje em dia parece que para se transmitir tranquilidade tem de ser tudo branco, mas acaba por se criar um ambiente esterilizado e de hospital”, diz Margarida Vasconcelos. Aqui “black is the new black”: um elegante pano de fundo onde sobressaem peças de decoração escolhidas a dedo para dar a este hotel um ambiente luxuoso, sofisticado e, acima de tudo, arrojado.

Aqui e ali, manequins pretos voltam a pousar nas escadas, a debruçar-se sobre varandas de quartos ou à beira da piscina. Um coração vermelho aquece o jardim ladeado por bolas brancas de múltiplos tamanhos que sobem a fachada para iluminá-la noite dentro. Uma Erased Frida Kahlo, de Leonel Moura, dá acesso ao restaurante. Molduras restauradas dão vida a espelhos nas casas de banho comuns, vários móveis antigos foram recuperados, há quadros e fotografias a preto e branco, candeeiros dos anos 1960. A sala Prata, junto à recepção, está quase sempre reservada à exibição de obras de arte.

“Muitas peças vão e vêm de exposições feitas pelos proprietários, outras compram-nas nas muitas viagens que fazem”, explica Margarida Vasconcelos, relembrando que algumas podem mesmo ser adquiridas pelos clientes. Além da cadeia de hotéis (depois de no Verão ter sido vendido o Evidência Astória Creative Hotel — agora Hotel Expo Astória — há neste momento duas outras unidades: Evidência Light Santa Catarina Hotel, em Lisboa, e Evidência Sublime Ailleurs, em Marrocos), o grupo tem ainda uma empresa vocaccionada para a criação de stands publicitários, organização de eventos e design. É daí que chegam depois muitos dos objectos, como a estrutura que alberga agora a estufa de ervas aromáticas. Era o stand do Brasil no Campeonato do Mundo de Futebol na África do Sul, em 2010. Hoje é mais um recanto do hotel, onde bancos de madeira e almofadas convivem com morangos, coentros, louro ou malaguetas e mais um pormenor original: um antigo carrinho de bebé embala agora diversos livros de jardinagem.

Nome
Evidência Belverde Atitude Hotel
Local
Seixal, Amora, Avenida de Belverde, 70
Telefone
210426900
Website
http://www.evidenciabelverde.com/
--%>