Fugas - hotéis

  • Nelson Garrido
  • Casa do Miradouro
    Casa do Miradouro DR
  • Casa do Miradouro
    Casa do Miradouro DR
  • Casa da Floresta Relíquia
    Casa da Floresta Relíquia DR
  • Casa da Floresta Relíquia
    Casa da Floresta Relíquia DR
  • Casa da Floresta Relíquia
    Casa da Floresta Relíquia DR
  •  Mata Nacional do Buçaco
    Mata Nacional do Buçaco DR/FMB foto José Moura.
  • DR/FMB foto José Moura

A simplicidade plantada num paraíso natural

Por Maria José Santana ,

Na Mata Nacional do Buçaco, paraíso natural que foi palco de uma importante batalha militar durante as invasões francesas, os visitantes podem, agora, encontrar guarida numa das antigas casas dos guardas florestais.

Há várias maneiras de descobrir a Mata Nacional do Buçaco ao longo dos 105 hectares de património natural e histórico que ela encerra, mas o desafio que, agora, está a ser apresentado aos visitantes e amantes deste paraíso natural passa por “sentir” a mata, na sua plenitude. Como? Pernoitando dentro da floresta, nas antigas casas dos guardas florestais, que acabam de ser requalificadas e aproveitadas como unidades de turismo rural.

No total, são seis casas, de várias tipologias e dimensões, e que têm em comum a decoração simples e de linhas direitas, confortável o quanto baste. Fica apenas a nota para os mais dependentes das vivências mais mundanas: as casas não dispõem de televisão, nem de ligação à Internet – o objectivo passa, mesmo, por sentir a mata, sem distracções com coisas de menor importância. Mas o mais provável é que, depois de caminhar horas a fio ao longo da floresta impregnada de ar puro, nem dê sequer por falta da caixinha mágica – acredite, só vai sentir falta de uma cama ou um bom sofá.

Ainda que por fora tenham exactamente a mesma apresentação – pintadas de tom creme e decoradas com uma espécie de moldura feita a partir de pequenas pedras da própria mata -, cada casa tem a sua própria identidade e designação. Comecemos pela Casa do Serpa, que foi o alojamento que a Fugas experimentou e que foi baptizada com o título “Seriedade”. Está localizada bem próximo da zona central da Mata do Buçaco e não obstante o peso da palavra com que a classificaram, e que nos salta à vista assim que abrimos a porta, revela-se bastante acolhedora e propícia a grandes momentos de amena cavaqueira, entre amigos ou família. Dizem-nos que a classificação apenas pretende deixar o desafio para uma estadia com “seriedade no saber estar, seriedade no saber olhar, seriedade no saber habitar”. A Casa do Serpa dispõe de dois quartos, decorados em tom verde e castanho – um com cama de casal e outro com duas camas individuais – casa de banho, cozinha e sala de estar.

Com tipologia idêntica, a Casa das Lapas situa-se mais a sul do núcleo central da Mata do Buçaco e goza de uma envolvente singular e verdadeiramente única, por detrás da vegetação e com um conjunto de ligações. Um local refugiado, discreto e intimista.

“Equilíbrio” foi a palavra escolhida para a baptizar, tentando realçar o facto de esta casa reunir num só espaço três relações imediatas que dão origem ao equilíbrio pretendido: calma, mistério e contemplação.

Outra das casas que conta com a mesma tipologia é a Casa das Ameias, que está localizada numa das entradas da mata, mais precisamente nas Portas das Ameias, razão pela qual acaba por proporcionar uma vivência diferente das restantes unidades de alojamento – está mais próxima do ambiente urbano. Foi classificada como espaço de “Reflexão”, de forma a convidar o visitante a reflectir sobre a ligação entre o espaço urbano com a pureza do espaço verde.

A sugestão para dormir na mata, quase nas mesmas condições em que viviam os guardas florestais, também é extensível a famílias ou grupos maiores, uma vez que as outras três habitações contam com três e quatro quartos. Tanto a Casa da Floresta Relíquia como a Casa do Miradouro – que têm em comum o facto de terem sido as primeiras unidades a serem recuperadas – parecem estar especialmente preparadas para receber grupos.

A primeira, que foi buscar o seu nome ao facto de estar situada na Floresta Relíquia - o último reduto de floresta primitiva na região –, próximo do Miradouro das Portas de Coimbra, está equipada com três quartos, com seis camas individuais, casa de banho, sala de jantar, cozinha, varanda com lareira e um pátio que oferece vistas deslumbrantes para a floresta e para o miradouro. E ali mesmo ao lado, quase paredes-meias, a Casa do Miradouro – que tem vista privilegiada para o Miradouro das Portas de Coimbra -, está equipada também com três quartos, com seis camas individuais, casa de banho, sala de jantar e cozinha com lareira.

Por último – mas não no fim -, a Casa da Feiteira apresenta-se como a maior de todas as unidades (estende-se ao longo de dois pisos), com quatro quartos, duas casas de banho, duas salas e cozinha. Situada mais a poente do coração da Mata do Buçaco – e consequentemente mais próximo da vila termal do Luso - apresenta uma distinta conjugação de ambientes, razão pela qual recebeu o título “Vivência”. Sendo composta por diversos locais de estar, quer no interior como exterior, a Casa da Feiteira promete oferecer aos seus hóspedes uma vivência em pleno da paisagem que se apresenta ao seu redor.

Imensidão de caminhos
Seja qual for a escolha dos visitantes, fica uma certeza: ainda que estejam localizadas em ponto diferentes da mata, qualquer uma destas casas constitui um bom ponto de partida para sair à descoberta das riquezas do Buçaco. Dizem que é neste recanto da região Centro que se encontra uma das melhores colecções dendrológicas da Europa - com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos, com exemplares notáveis -, complementada com um conjunto monumental de excepção.

Além do núcleo central composto pelo Palace Hotel do Bussaco e o Convento de Santa Cruz, importa ainda visitar as ermidas de habitação, as capelas de devoção e os Passos que compõem a Via Sacra, o Museu Militar e o monumento comemorativo da Batalha do Bussaco, os cruzeiros e os miradouros (o da Cruz Alta, por exemplo, oferece vista privilegiada sobre toda a região entre Coimbra e a serra do Caramulo) ou as casas florestais.

Dada a enorme extensão da mata, e a quantidade de património para descobrir, a opção pode passar por fazer visitas guiadas – sujeitas a marcação prévia – ou aproveitar uma das várias acções que a Fundação da Mata do Buçaco vai realizando com regularidade (nos primeiro e terceiro domingos de cada mês, por exemplo, há actividades para as crianças e famílias).

Como ir
Na A1, sair no nó da Mealhada e seguir em direcção ao Luso, através da EN 234. Depois, basta seguir a sinalética até à Mata do Buçaco.

Onde comer
Dentro da mata, conta com as opções do Restaurante do Palace Hotel do Bussaco e a Esplanada da Mata, mas se não se importar de descer até ao Luso o Restaurante Pedra de Sal, situado na Rua Francisco António Dinis, 33, revela-se uma excelente proposta.

Nome
Fundação Mata do Buçaco
Local
Mealhada, Luso, Mata Nacional do Buçaco
Telefone
231937000
Website
http://www.fmb.pt./
--%>