Fugas - hotéis

Continuação: página 3 de 4

Casas de granito, quartos com vida própria

A fundação é de toda a comunidade, tem um auditório com 90 lugares, uma biblioteca com computadores e acesso à Internet, sala de reuniões, salas para os serviços administrativos. Esta fundação construiu um forno comunitário no centro da aldeia e tem a porta aberta para gente de todas as idades. Organiza workshops de bordados, de informática, de inglês, com inscrições gratuitas, promove sessões de cinema todos os meses e quando o tempo permite leva os filmes ao pequeno anfiteatro da aldeia. “As crianças crescem com uma realidade diferente”, comenta Mariana. Entre as actividades, há o Clube do Pensar, um projecto de filosofia para crianças da primária que estará em acção até Junho do próximo ano. Há também espectáculos de dança, de novo circo. Hoje, no auditório baptizado de Maria José Cunha, a avó de Carlos Cunha Torres, o universo animado de Joana Toste está em destaque com a exibição de alguns dos seus filmes a partir das quatro da tarde. E a entrada é livre.

A Fugas esteve alojada a convite das Casas do Lupo

___________________________________

Como ir
De Lisboa, entrar na A1 em direcção a Norte, logo a seguir a Coimbra virar para a IP3 em direcção a Viseu, seguir até à saída do IC12 Carregal do Sal/Nelas/Mangualde. Saindo da IC12, virar à esquerda e novamente à esquerda em direcção a Lapa do Lobo.

Do Porto, entrar na A1, seguir pela A25 no sentido Viseu/Guarda, sair da A25 no nó que indica Nelas. Em Nelas seguir a direcção de Canas de Senhorim e na entrada do IC12 virar à direita e depois à esquerda para Lapa do Lobo. As Casas do Lupo ficam na praça central da aldeia.

GPS: 40.472559,-7.918458

Onde comer
O pequeno-almoço é a refeição que as Casas do Lupo privilegiam, com uma mesa recheada de produtos caseiros e um sumo de laranjas acabadinhas de apanhar. As restantes refeições são ligeiras, como tábua de queijos, requeijão da serra da Estrela, enchidos da região, e vinhos do Dão ou, no Verão, saladas e menus mais frescos que normalmente são servidos junto à piscina. A gastronomia da região beirã é rica, com paladares autênticos, com produtos de Denominação de Origem Protegida, e há vários restaurantes ao redor. As Casas do Lupo têm sugestões. Uma delas é o Bem-Haja, no número 5 da Rua da Restauração, em Nelas. Casa típica de granito, tem uma ementa com o que de melhor há para estômagos mais exigentes e uma carta de vinhos que confirma a riqueza vinícola da região. Tem ovos verdes, pezinhos de coentrada, pataniscas nas entradas. Tem vitela assada, javali com castanhas, cabrito, e um variado buffet de sobremesas.

Tel.: 232 944 903
www.restaurantebemhaja.pt

O que visitar
As Casas do Lupo criaram 11 roteiros que, por exemplo, indicam o que há para conhecer nas serras da Estrela ou do Caramulo, que sugerem uma visita ao Solar Condes de Santar ou então um fim de tarde em Caldas da Felgueira, conhecida pelas suas termas. Há também dicas para explorar Viseu, Piódão, Oliveira do Conde, Gouveia, Canas de Senhorim, Santa Comba Dão, Mangualde e, claro está, Lapa do Lobo e Nelas. As Casas do Lupo têm bicicletas de adulto e de criança ao dispor dos hóspedes. Ao fundo da vila, fica a quinta da família Batalha Torres para quem gosta da natureza, de observar a flora, de deitar o olho às serras ali à volta.

Nome
Casas do Lupo
Local
Nelas, Lapa do Lobo, Terreiro dos Antunes
Telefone
232673441
Website
http://www.casasdolupo.com/
Observações
É um projecto turístico erguido numa aldeia pelas mãos de uma família com fortes ligações à terra. Tem oito quartos e um T2. Fica na Lapa do Lobo, aldeia com pouco mais de mil habitantes, no concelho de Nelas.
--%>