Fugas - hotéis

  • Castelo de Vide, estação e pensão
    Castelo de Vide, estação e pensão
  • Castelo de Vide, estação e pensão
    Castelo de Vide, estação e pensão DR
  • Azulejos de um dos mestres da arte, Jorge Colaço
    Azulejos de um dos mestres da arte, Jorge Colaço DR
  • Castelo de Vide, estação e pensão
    Castelo de Vide, estação e pensão DR
  • Castelo de Vide, estação e pensão
    Castelo de Vide, estação e pensão DR

O destino marca a pensão

Por Mara Gonçalves ,

Na antiga e bela estação de comboios de Castelo de Vide, está prestes a nascer a Pensão Destino.

A ideia, conta Ana Patrício, é “recriar ali a atmosfera de uma pensão portuguesa tradicional, sem esquecer as necessidades modernas de conforto”. O edifício principal — construído no final do século XIX, segundo a estética tradicional da Casa Portuguesa — passará a albergar quatro suites e dois quartos duplos com casa de banho exterior, assim como a sala de jantar e a cozinha.

Na decoração, a aposta passa por reavivar a memória ferroviária, com algumas peças “que remetam para o universo dos comboios e das viagens”, complementado por móveis antigos, restaurados pela família e que “podem ser todos comprados pelos hóspedes”, lavando constantemente a cara ao espaço. São parte de um trabalho que Ana foi desenvolvendo com o pai e que define como “móveis-fantasma”: “Renascem quando os antigos donos já não os querem, desaparecem quando são vendidos e, em caso de dúvida, ficam sempre bem pintados de branco”, como os espectros que povoam o nosso imaginário.

Depois, a estadia promete ser vivida lá fora, numa forte ligação com “o campo, a natureza e a região”, onde o edifício em tons de branco, amarelo e azul, com azulejos de Jorge Colaço, concorre com o colorido do terraço, dos carris e do jardim. “Foi uma alegria encontrar roseiras e glicínias”, conta, garantindo “manter os jardins” que, testemunha um ornamentado azulejo, já ficaram em terceiro lugar no Concurso das Estações Floridas, em 1948. Além disso, a unidade terá ainda um guia de observação de aves na região, bilingue e com versão online, criado por uns amigos aficionados pela temática e que incluirá “ilustrações, indicações práticas acerca das espécies e referências aos locais onde melhor podem ser observadas”.

A Pensão Destino — assim apelidada porque, defende, “todas as estações, e todas as vidas, são destinos” — integra ainda “um projecto mais abrangente”, que tem como objectivo “contribuir para apoiar as comunidades locais e promover um ambiente mais sustentável do ponto de vista ecológico”, através da oferta de produtos da região e organização de diversos tipos de actividades culturais. A casa pode ainda ser alugada por completo, para estadias curtas, celebrações, workshops e outros eventos.

“Já há muito tempo que tinha a ideia de criar um sítio simples, com uma escala modesta, confortável, onde as pessoas pudessem mesmo descansar”, revela Ana, que já trabalhou como produtora de teatro e arrendou apartamentos a turistas em Lisboa. “Foi quando percebi que gostava de tudo nesta área: a divulgação, o acolhimento das pessoas, as pequenas indicações que podem tornar uma viagem extraordinária”, conta. Há dois anos, depois de umas férias na região e da inactivação do Ramal de Cáceres, surgiu a ideia para o projecto, prestes a abrir portas. “Percebi que a estação era o lugar que eu procurava, que se adequava na perfeição à minha ideia, e, ainda por cima, desde a casa ao jardim e à paisagem, tudo aqui é maravilhoso”, defende.

Nome
Pensão Destino
Local
Castelo de Vide, Santiago Maior, Estação de Comboios de Castelo de Vide
Telefone
966852131
Website
http://pensao-destino.webnode.pt/
--%>