Fugas - hotéis

  • Maria João Gala
  • Maria João Gala
  • Maria João Gala
  • Maria João Gala
  • Maria João Gala
  • Maria João Gala
  • Maria João Gala
  • Maria João Gala
  • Maria João Gala

Continuação: página 2 de 2

Mimos, como em casa dos avós

________________________

Como ir
Desde o Porto (ou do Sul do país), siga a A3 até Famalicão, tomando depois a A7. A Norte, desde a fronteira de Valença, o ideal é usar a A3, até Braga, e depois a A11. E para quem vem do interior Norte, a A11 é também a melhor opção. De comboio, há ligações diárias a Lisboa por Intercidades (chegada depois das 21h30) e várias ligações por comboio urbano com o Porto ao longo do dia.

Onde comer
Algumas das melhores opções para uma refeição em Guimarães estão no centro histórico, tal como a generalidade da oferta turística na cidade. Há, portanto, boas soluções à distância de uma curta caminhada, como o Buxa, no Largo da Oliveira, ou o Xisko, no Largo dos Laranjais. Se quiser seguir a sugestão da Fugas, a distância é um pouco mais longa e o percurso vai em direcção a um dos monumentos mais icónicos do país, o Castelo de Guimarães. É bem próximo da fortificação e em frente ao Paço dos Duques de Bragança que fica o Cor de Tangerina, um restaurante exclusivamente vegetariano, mas que consegue atrair os amantes da carne. Todos os produtos são de origem biológica ou de comércio justo e os sabores podem ser surpreendentes. No menu há um filo de cajú com soja ou tofu com molho de caçador “que não foi à caça” e, todos os dias, são apresentadas sugestões diferentes, como o esparguete com legumes e tofu do dia da nossa visita. As sobremesas são um dos grandes trunfos da ementa.

O que fazer
Uma das intenções da Casa do Juncal é associar-se à vida cultural vimaranense, tentando atrair o público dos festivais que a cidade acolhe e da programação regular de estruturas como o Centro Cultural Vila Flor. Se viaja para a cidade à procura da sua oferta cultural, não deixe de conhecer o Centro Internacional de Artes José de Guimarães, que, além da exposição permanente com as colecções de arte africana e pré-colombiana deste artista plástico, tem mostras temporárias de arte contemporânea com grande regularidade e qualidade. A primeira proposta deste ano — que se mantém até Abril — é Oracular Spectacular, uma exposição colectiva à volta do desenho, com obras de Rui Chafes, Daniel Barroca ou Thierry Simões, entre outros. Outras opções de visita são a galeria do Palácio Vila Flor, onde se celebram os dez anos do Laboratório das Artes, um colectivo de artistas locais que tem mantido um programa consistente nas artes plásticas, ou o Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, em cuja galeria está patente Monuments in Reverse, de Ângela Ferreira, uma das finalistas do prémio Novo Banco Photo deste ano.

Nome
Casa do Juncal
Local
Guimarães, São Sebastião (Guimarães), Rua Doutor Avelino Germano, 65
Telefone
253042168
Website
http://www.casajuncal.com/
--%>