________________________
Como ir
Desde o Porto (ou do Sul do país), siga a A3 até Famalicão, tomando depois a A7. A Norte, desde a fronteira de Valença, o ideal é usar a A3, até Braga, e depois a A11. E para quem vem do interior Norte, a A11 é também a melhor opção. De comboio, há ligações diárias a Lisboa por Intercidades (chegada depois das 21h30) e várias ligações por comboio urbano com o Porto ao longo do dia.
Onde comer
Algumas das melhores opções para uma refeição em Guimarães estão no centro histórico, tal como a generalidade da oferta turística na cidade. Há, portanto, boas soluções à distância de uma curta caminhada, como o Buxa, no Largo da Oliveira, ou o Xisko, no Largo dos Laranjais. Se quiser seguir a sugestão da Fugas, a distância é um pouco mais longa e o percurso vai em direcção a um dos monumentos mais icónicos do país, o Castelo de Guimarães. É bem próximo da fortificação e em frente ao Paço dos Duques de Bragança que fica o Cor de Tangerina, um restaurante exclusivamente vegetariano, mas que consegue atrair os amantes da carne. Todos os produtos são de origem biológica ou de comércio justo e os sabores podem ser surpreendentes. No menu há um filo de cajú com soja ou tofu com molho de caçador “que não foi à caça” e, todos os dias, são apresentadas sugestões diferentes, como o esparguete com legumes e tofu do dia da nossa visita. As sobremesas são um dos grandes trunfos da ementa.
O que fazer
Uma das intenções da Casa do Juncal é associar-se à vida cultural vimaranense, tentando atrair o público dos festivais que a cidade acolhe e da programação regular de estruturas como o Centro Cultural Vila Flor. Se viaja para a cidade à procura da sua oferta cultural, não deixe de conhecer o Centro Internacional de Artes José de Guimarães, que, além da exposição permanente com as colecções de arte africana e pré-colombiana deste artista plástico, tem mostras temporárias de arte contemporânea com grande regularidade e qualidade. A primeira proposta deste ano — que se mantém até Abril — é Oracular Spectacular, uma exposição colectiva à volta do desenho, com obras de Rui Chafes, Daniel Barroca ou Thierry Simões, entre outros. Outras opções de visita são a galeria do Palácio Vila Flor, onde se celebram os dez anos do Laboratório das Artes, um colectivo de artistas locais que tem mantido um programa consistente nas artes plásticas, ou o Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, em cuja galeria está patente Monuments in Reverse, de Ângela Ferreira, uma das finalistas do prémio Novo Banco Photo deste ano.
- Nome
- Casa do Juncal
- Local
- Guimarães, São Sebastião (Guimarães), Rua Doutor Avelino Germano, 65
- Telefone
- 253042168
- Website
- http://www.casajuncal.com/