Fugas - hotéis

Maria João Gala

Cientista louca numa pele de veludo

Por Sandra Silva Costa ,

Esgotou-se a ampulheta, a massagem acabou e quando nos olhamos ao espelho apanhamos um susto: como é que saímos daqui com este cabelo? A resposta é fácil: com um sorriso nos lábios e o corpo a flutuar. Há danos colaterais quando se faz uma massagem com velas, mas este é mesmo um daqueles casos em que o crime compensa.

O espelho não mente e devolve-me uma imagem risível: tenho o cabelo pastoso, mas ainda assim todo no ar, qual cientista louco ou maestro fora do seu tempo. Primeiro rio-me, depois cai-me a ficha: como é que saio daqui para a rua? O truque é encolher os ombros, que o sacrifício valeu bem a pena. Pego na chávena de chá, deixo a trufa de chocolate derreter-se na boca e sento-me na cadeira. Deram-me ordens para relaxar, vou obedecer.

Perdi a noção de quanto tempo passei na marquesa entregue aos cuidados de Márcia — e isso deve ser bom sinal. Márcia é a spa manager do Wellness by IÓ Skincare, que se estreou há pouco mais de um mês no Hotel InterContinental Palácio das Cardosas, no Porto, e terminou há minutos uma massagem com velas que me deixou quase a flutuar. À vista disto, quem é que se importa com o cabelo?

À chegada, recebem-me Márcia e Ana Albuquerque, a proprietária da Clínica do Crasto, na Foz do Douro, que explora o wellness do InterContinental. Mostra-me o espaço — relativamente pequeno: balneários, um ginásio e três salas para tratamentos diversos — e conduz-me de pronto à sala onde ficarei nas mãos de Márcia. Parece estar calor, mas ao longo da massagem, que vai demorar um pouco mais que o habitual (ossos do ofício…), chegarei à conclusão que a temperatura está no ponto ideal.

Estou deitada de costas e Márcia avisa-me que vou sentir uns pingos quentes. A sensação que parece de desconforto dura uma fracção de segundos e a partir daí começam os mimos. Márcia derrama a cera da vela de parafina pelo meu corpo e é com ela que vai oleando a massagem. Este é um tratamento de relaxamento, aplicado de forma lenta — “com pressão, mas não exagerada”, há-de explicar-me depois a terapeuta. A par dos “deslizamentos e afloramentos” que Márcia vai fazendo, concorrem para o sucesso da massagem a musicoterapia e a aromaterapia — no caso, açúcares e cacau —, que potenciam o efeito de relaxamento. Depois das costas, as pernas, pés, braços, ombros — e uma pele de veludo —, até chegarmos ao couro cabeludo. O final desta história vocês já sabem.

A IÓ Skincare é uma marca de alta cosmética italiana que, graças à parceria com o InterContinental, estreia agora pela primeira vez um espaço físico em Portugal, embora os seus produtos estejam já à venda em alguns espaços nacionais. A insígnia, dos laboratórios do Grupo Novavision, com sede em Milão, caracteriza-se “pelas soluções de alta cosmética rica em princípios activos naturais com baixo teor molecular para o cuidado do rosto e do corpo”. Foi “a qualidade superior” dos produtos que permitiu a sua entrada no hotel da Baixa do Porto, explica Ana Albuquerque, que é formadora da IÓ Skincare. “É uma marca muito directa e sucinta, que corresponde tanto às exigências das terapeutas como dos clientes. No fundo, é uma marca que está à altura da qualidade do hotel.”

Apesar de a maioria dos clientes do welness center serem hóspedes — e sobretudo homens, adianta Ana Albuquerque, dado o perfil da unidade hoteleira, muito virada para os negócios —, os tratamentos estão abertos também a clientes externos. Assim, quem quiser sentir na pele os efeitos da IÓ Skincare tem ao dispor massagens, cuidados faciais e cuidados de estética e spa de mãos e pés.

Pela amostra a que tive direito, podem ir por mim: a experiência vale mesmo a pena. A esta altura do campeonato, ainda alguém se lembra do meu cabelo no ar?

Nome
Wellness by IÓ Skincare@InterContinental
Local
Porto, Sé, Praça da Liberdade, 25
Telefone
220035600
Horarios
Todos os dias das 10:00 às 22:00
Website
http://www.ihg.com/
--%>