Da varanda do quarto vê-se o relvado bem cuidado, com a piscina lá ao fundo, e a redonda construção do pombal por trás dela. Fechamos a janela e descemos até à zona do bar, parando junto às portas envidraçadas que dão para o mesmo relvado. Mal temos tempo de pensar que a piscina há-de ser bem agradável no Verão quando um coelho, de pêlo castanho, sai, saltitante, do conjunto de loureiros e atravessa toda a extensão de erva bem cortada, desaparecendo pouco depois entre as sebes do outro lado. “Já chegámos a contar uns onze e às vezes também é possível ver esquilos”, diz uma jovem funcionária da Pousada Condeixa Coimbra, em Condeixa-a-Nova.
Na manhã seguinte, ao acordar, o ar parece ainda mais límpido, depois da chuvada que caiu durante a noite, e o nosso amigo coelho (parece o mesmo) está parado no meio do relvado, como se tivesse pernoitado ali, naquele mesmo sítio. Quando descemos para o pequeno-almoço, ele atravessa um pouco do relvado e planta-se noutro ponto, aproveitando o sol que de vez em quando sai de trás das nuvens. Fica por ali, quieto, durante o tempo em que comemos, calmamente, as coisas boas que o pequeno-almoço tem para oferecer. Quando, finalmente, desaparece, é sem qualquer aviso. Olhamos e já não está lá.
Os coelhos da Pousada Condeixa Coimbra, um hotel de charme da rede Pousadas de Portugal, mas que está a funcionar em regime de franchising, com gestão da família proprietária do antigo edifício nobre, são apenas um dos símbolos de que, ali, se respira tranquilidade. A auto-estrada está apenas a dois quilómetros e das janelas dos pisos superiores é possível ver o movimento do trânsito que circula entre Lisboa e o Porto, mas o ruído não atravessa as vidraças e a sensação que fica, depois de alguns minutos a observar a paisagem, é de uma enorme planície verde pontuada por algumas habitações brancas de telhados laranja e com a promessa de um pôr do sol grandioso, quando as nuvens o permitem.
O edifício onde está instalada a pousada foi construído no século XVI e pertenceu à família dos Almadas, condes de Avranches. Hoje integra o património da família Sotto Mayor, que detém também o Palácio dos Lemos (edifício histórico em frente ao da pousada) e outros palácios e palacetes, incluindo o Palácio Sotto Mayor, em Lisboa, de onde terão saído muitos dos elementos decorativos dos espaços comuns da pousada. O bar, o restaurante e os halls de descanso espalhados por todo o edifício transmitem, por isso, um certo ar de grandiosidade e de se estar num espaço que não é, definitivamente, deste século.
Os quartos são silenciosos e mais simples que o exterior, mas não deixam de ser um espaço agradável para descansar. E a tranquilidade prometida acaba mesmo por se reflectir no silêncio total da noite, sem nada que atrapalhe o sono. Além disso, se sentir que foi afectado por uma vontade compulsiva de lavar as mãos, não estranhe — os produtos da Real Saboaria são tão delicados e suaves que só apetece mesmo envolver as mãos na espuma macia e a cheirar a limão do sabonete disponibilizado o máximo de vezes que conseguir.
Mas, se escolher passar algum tempo na Pousada Condeixa Coimbra e não estiver calor suficiente para banhos de sol no relvado e banhos de água na piscina, o mais provável é que acabe por preferir passar mais tempo nos espaços comuns do que no quarto. E a escolha é acertada.
O bar está cheio de recantos confortáveis, com livros sobre a região e sobre o médico e escritor Fernando Namora, que nasceu em Condeixa-a-Nova. A televisão, que os responsáveis preferiam manter arredada dali, acabou por ser acrescentada ao espaço, para satisfazer os pedidos dos hóspedes que não queriam perder o ocasional jogo importante de futebol, explica-nos uma das funcionárias, mas o mais provável é que esteja desligada, deixando fluir as conversas com mais à vontade.
Do outro lado deste piso abaixo da recepção, onde ficam também as duas salas utilizadas para festas ou conferências, está o restaurante da pousada. É ali que é servido o pequeno-almoço, com bolos e doces caseiros, ovos feitos na hora, panquecas finas, pães frescos e uma salada de frutas cheia de sabores doces e intensos. Mas é ali também que são servidos almoços e jantares, incluindo o típico cabrito da região e delícias como cogumelos recheados com alheira em cama de grelos e cobertos de um fio de mel.
Não vá comer à pressa. Passeie pelo menu e tenha a certeza que não vai fazer a escolha errada (aparentemente não há). Saboreie tudo devagar com a desculpa que depois pode sempre atravessar o relvado e seguir as setas que indicam o “circuito de manutenção”, que mais não é que um passeio entre as árvores e junto à sebe por onde desapareceu o coelho castanho. Pode ser que ele ainda lá esteja. E que os esquilos, que não vimos, também apareçam para lhe desejar boa estadia.
A Fugas esteve alojada a convite da Pousada Condeixa Coimbra
_______________________________
Como ir
A Pousada Condeixa Coimbra está situada no centro de Condeixa-a-Nova, a cerca de dois quilómetros da A1. O acesso é muito fácil, assim que deixa a auto-estrada na saída 11 com a indicação Lousã/Soure/Condeixa. Na primeira rotunda que lhe aparece, saia na terceira saída e depois de percorrer cerca de 550 metros, vire à esquerda, para a Rua Francisco Lemos.
O que fazer
Condeixa-a-Nova esteve directamente na rota dos exércitos de Napoleão, durante as invasões francesas, e a vila foi arrasada nessa altura, tendo sido destruídos muitos dos palácios/casas senhoriais que caracterizavam a localidade. Hoje, além do edifício da própria pousada, sobram o Palácio dos Lemos e o Palácio dos Figueiredos, onde funciona a câmara municipal. Uma volta pelo centro da pequena vila faz-se com rapidez e é obrigatório parar na Casa-Museu Fernando Namora, onde nasceu o autor e que tem agora uma exposição permanente do médico-escritor-pintor. Além de vários quadros pintados por ele e outros que lhe foram oferecidos, estão lá os seus livros e objectos que usou. O seu escritório de Lisboa foi reproduzido na pequena casa da família, numa divisão no piso superior (aberta todos os dias das 10h às 17h). Se quiser espreitar um pouco da obra de outro dos nomes famosos da vila, passe na Galeria Manuel Filipe, na antiga escola primária para rapazes Conde Ferreira, onde, além de alguns quadros do pintor neo-realista, poderá espreitar a exposição temporária que por lá estiver.
A partir do primeiro trimestre de 2016, a vila prepara-se para oferecer um novo motivo de interesse. No antigo solar da Quinta de S. Tomé está a nascer o centro interpretativo P.O.R.O.S. – Património Romano em Sicó, que promete ser uma experiência interactiva e muito informativa sobre a presença romana na região. O objectivo é que este novo espaço, ainda em fase de instalação, funcione em articulação com Conímbriga, a apenas três quilómetros de Condeixa-a-Nova, e com as outras estações arqueológicas menos conhecidas da região.
Fora da vila, abre-se um conjunto de novas actividades para fazer. Conímbriga, já dissemos, é ali ao lado, Coimbra fica a apenas dez minutos de carro e a natureza da serra de Sicó está por todo, com as suas aldeias perdidas no meio de um silêncio apenas cortado pelo vento e as vozes de diferentes pássaros, e formações geológicas muito características. Passear pelas terras de Sicó é uma oportunidade única para ver dolinas, lapiaz ou as belas buracas de Casmilo. Não faz ideia do que é que acabamos de dizer? Carlos e Tânia, da empresa de animação turística Rotas de Sicó (www.rotasdesico.pt), vão ajudá-lo a descobrir isto e muito mais. O casal — ele geólogo e ela bióloga — organiza visitas à região (por vestígios romanos, castelos, aldeias ou formações naturais), a partir de rotas que eles próprios criaram, mas que podem ser adaptadas ao gosto dos visitantes.
Preços
A pousada tem 43 quartos, incluindo quatro superiores e duas suítes com terraço privativo. Os preços, com pequeno-almoço incluído, variam entre os 77,40 euros (quarto duplo standard) e os 139,50 euros (suíte com capacidade até cinco pessoas). Há promoções ao longo do ano, que pode consultar no site.
- Nome
- Pousada de Condeixa Coimbra
- Local
- Condeixa-a-Nova, Condeixa-a-Nova, Rua Francisco Lemos, 3-5
- Telefone
- 239944025
- Website
- http://www.pousadadecondeixa-coimbra.com/