Fugas - hotéis

Continuação: página 2 de 2

Um refúgio para desligar do mundo

Informações

Preços: O Solar dos Cáceres tem 18 quartos e três níveis de preços, variando entre os 45 euros de um quarto individual e os 80 que será necessário desembolsar por um quarto superior. Já os quartos duplos e twins custam 60 euros. Em época alta, estes valores têm um acréscimo de 15 euros. A unidade permite ainda solicitar uma cama extra, um serviço destinado sobretudo a famílias com filhos, com um custo de 19 euros.

Como ir
É melhor informar-se sobre o percurso antes de chegar ao Solar dos Cáceres, para minimizar os riscos de se perder na última etapa da jornada. Ainda que a unidade de turismo em espaço rural fique no concelho de Fornos de Algodres, a vila serve apenas como primeiro ponto de referência. Depois de ali chegar, ainda há um percurso de mais cinco quilómetros, quase sempre bem assinalado, mas que é feito por estradas pouco iluminadas, até chegar à localidade de Casal Vasco. A partir daí já não tem como se enganar: o solar é o edifício mais marcante da povoação e não passa despercebido. No caminho até à sede do concelho, a solução é usar a A25, saindo ao quilómetro 80, na direcção Viseu-Guarda, quando surgir a indicação de Fornos de Algodres.

Onde comer
O Solar dos Cáceres promete abrir o seu próprio restaurante nestes primeiros meses do ano, mas enquanto isso não acontece será necessário deslocar-se para encontrar um local onde fazer as refeições durante a estadia. Na vila de Fornos de Algodres, que fica a cerca de cinco quilómetros da unidade hoteleira, a oferta é reduzida, mas há algumas opções competentes. A Quinta das Courelas faz das febras na telha o seu prato de assinatura e o restaurante Os Unidos, bem no centro da localidade, é conhecido pela lampreia e trata o bacalhau com qualidade. O espaço mais famoso da região fica um pouco mais longe, na aldeia história de Linhares da Beira. É o Cova do Lobo, que trabalha com modernidade alguns dos sabores da gastronomia tradicional como a sopa de perdiz com cogumelos, os lombos de truta com salteado de legumes ou o borrego grelhado com emulsão de hortelã e limão.

O que fazer
Fornos de Algodres fica a sensivelmente metade do caminho entre Viseu e a Guarda pela A25. São cerca de 40 quilómetros em cada direcção. Se não conhece as duas capitais de distrito beirãs, a estadia no Solar dos Cáceres pode ser uma óptima oportunidade para uma visita. Um pouco mais perto (cerca de 25 quilómetros) ficam duas das aldeias históricas das Beiras que vale a pena conhecer. A norte, a bela e misteriosa Trancoso, ainda amuralhada e cheia de recantos para descobrir. A sul está Linhares da Beira, com um imponente castelo que domina toda a paisagem e que é ainda conhecida por ser a capital do parapente.Estando na região é incontornável o poder de atracção da serra da Estrela. O Parque Natural começa a pouco mais de 20 quilómetros do Solar dos Cáceres e há vários motivos para um passeio de carro, uma incursão de bicicleta ou uma caminhada nas redondezas. A incontornável Torre está a uma viagem de 60 quilómetros, num percurso que é sempre belíssimo.

Nome
Solar dos Cáceres
Local
Fornos de Algodres, Fornos de Algodres, Praça Dr. Carlos Figueiredo Nunes
Telefone
271708225
Website
http://www.solardoscaceres.com/
--%>